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Título: Contribuição para o desenvolvimento da metodologia de análise, gestão e controle de riscos geotécnicos para a área urbana da cidade de Ouro Preto.
Autor(es): Fontes, Michel Moreira Morandini
Orientador(es): Gomes, Romero César
Palavras-chave: Risco
Suscetibilidade
Escorregamento
Inclinômetro
Ouro Preto - MG
Data do documento: 2011
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: FONTES, M. M. M. Contribuição para o desenvolvimento da metodologia de análise, gestão e controle de riscos geotécnicos para a área urbana da cidade de Ouro Preto. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: O intenso processo de urbanização vivido no Brasil a partir da década de 70, aliado à falta de recursos e de políticas habitacionais adequadas, proporcionou um amplo processo de ocupação de áreas urbanas, resultando em graves situações de risco. Este contexto se aplica integralmente à área urbana do município de Ouro Preto/MG, ambiente moldado num cenário de elevada complexidade geológica e geomorfológica, passível, portanto, de potenciais mecanismos de movimentos de massa e impactos diretos sobre a infra-estrutura local e à população. O objeto deste trabalho consistiu em aplicar os princípios e as bases conceituais das análises de risco a escorregamentos ao sítio urbano da cidade, visando contribuir para a prevenção/mitigação dos riscos e para a gestão político-ambiental deste espaço. A proposta metodológica desenvolvida incluiu a utilização de ferramentas SIG por meio do Programa ArcGis. Os atributos e parâmetros admitidos como potencialmente indutores dos mecanismos de escorregamentos foram os seguintes: declividade, forma das encostas e litologia. Dentre os fatores analisados, a declividade exerceu maior influência, seguida pela litologia e pela morfologia local. Os resultados foram sistematizados em um mapa de suscetibilidade a escorregamentos e um mapa de perigo a escorregamentos. O primeiro traduz a predisposição do espaço físico induzir movimentos de massa. O mapa de perigo a escorregamentos representa a probabilidade da ocorrência destes processos e suas conseqüências em termos de danos físicos e patrimoniais, além de perdas de vidas humanas. O trabalho incluiu ainda os estudos e resultados obtidos com programa de controle e monitoramento do espaço urbano da cidade, por meio de inspeções in situ e instalação de inclinômetros em áreas críticas. Tais procedimentos, integrados aos estudos dos condicionantes geológico-geotécnicos locais, propiciaram a definição do zoneamento de áreas de risco da área estudada, levando-se em consideração a influência direta das ocorrências registradas ao longo do tempo.
Resumo em outra língua: The intense process of urbanization that has occurred in Brazil since the 70s, together with the lack of resources and appropriate housing policies, provided an extensive process of occupation of urban areas, resulting in serious risk conditions. This context is fully applicable to the urban area of Ouro Preto / MG, environment framed against a backdrop of highly complex geological and geomorphological, liable, therefore, potential mechanisms of mass movements and direct impacts on local infrastructure and population . The object of this study was to apply the principles and conceptual basis of the analysis of landslide risk to the urban city, aiming to prevent / mitigate the risks and the management of political-environmental space. The methodology developed included the use of GIS tools using the ArcGIS program. The attributes and parameters accepted as potentially inducing mechanisms of the landslides were the following: slope inclination, lithology and the shape of the slopes. Among the factors analyzed, the slope inclination had a greater influence, followed by the lithologies and by the local morphology. The results were summarized in a landslide susceptibility map and a map of the landslide hazard. The first reflects the predisposition of the physical space to induce mass movements. The landslide hazard map to represent the likelihood of such processes and their consequences in terms of physical damage and property, and loss of life. The work has included studies and results of program monitoring and control of urban space in the city, through site inspections and installation of inclinometers in critical areas. Such procedures, integrated with studies of geological and geotechnical local constraints zoning enabled the definition of risk conditions in the local site, taking into account the direct influence of the geotechnical invents recorded over time.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2892
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