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Título: Proposta de tecnologias construtivas de sistema viário aplicado a minerações de ferro.
Autor(es): Costa Filho, Walter Duarte
Orientador(es): Fernandes, Gilberto
Palavras-chave: Pavimentos
Estradas
Minas e mineração
Construção civil
Minas - transporte
Data do documento: 2011
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: COSTA FILHO, W. D. Proposta de tecnologias construtivas de sistema viário aplicado a minerações de ferro. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: As atuais estradas de minas presentes no Brasil são concebidas e construídas de forma empírica e sem projetos, pois não há preocupação das empresas mineradoras em investir em tais acessos. Essas vias se encontram em precárias condições em grande parte das minas, pois a falta de concepção dos projetos geométrico, estrutural e de drenagem, gera métodos construtivos inapropriados, que aliados às técnicas inadequadas de manutenção proporcionam uma superfície estradal inadequada ao tráfego de veículos. No entanto, essas vias são de vital importância para a atividade de lavra, tendo influência direta na produtividade da mina e consequentemente nos custos, pelo que, se faz necessária a aplicação de tecnologias construtivas e de manutenção para essas estradas. Esta pesquisa (dissertação) desenvolveu-se baseada nesta temática, onde a metodologia consistiu em um levantamento de todas as tecnologias disponíveis sobre o assunto, seguida de uma pesquisa de campo, onde foi elaborado um diagnóstico da atual situação das vias de um complexo minerador, propiciando, finalmente, o desenvolvimento de propostas construtivas que minimizariam ou erradicariam os problemas sofridos pelas estradas estudadas. As minas estudadas foram Conceição no município de Itabira e Fábrica Nova no município de Mariana ambas pertencentes à Vale. As tecnologias construtivas que foram propostas para solucionar os problemas sofridos pelas vias operantes, ou proporcionar a construção de uma via mineira de qualidade e eficiente foram baseadas em um Manual de um Sistema Viário de Minas, onde as estradas de acesso às minas são divididas em categorias segundo o tempo de vida útil que se espera delas. Assim, conforme a categoria da via são estabelecidos parâmetros que regem e normalizam a construção ou manutenção da estrada de mina. A partir da utilização do Manual é possível construir uma estrada de mina que proporcione condições adequadas de tráfego e que necessite de pouca manutenção, o que implica em diminuição dos custos e, consequentemente, maior lucro para as empresas mineradoras.
Resumo em outra língua: The current mines haul present in Brazil are designed and constructed empirically and without planning, because there is no concern by the mining companies to invest in such mines accesses. Therefore, these pathways are in poor condition in most of the mines, because the lack of conception of geometric, structural and drainage projects produces inappropriate construction methods, along with inadequate technical maintenance, which provides an inadequate road surface for vehicular traffic. However, these pathways have a great importance to the mining activity, with direct influence on the productivity of the mine and consequently in its costs. Therefore, it is necessary to apply constructive and maintenance technologies for these pathways. This research (thesis) was developed based on this theme, whose methodology was an assessment of all technologies available on the subject, followed by a field survey, which established a diagnosis of the current situation of pathways in a mining complex, providing, finally, the development of constructive proposals to minimize or eradicate the problems suffered by the pathways studied. The mines Conceição (located in Itabira) and Fabrica Nova (located in Mariana) were studied, both belonging to Vale. The construction technologies that have been proposed to solve the problems suffered by the operating pathways or for allowing the construction of a mining pathway without quality and efficiency are based on a Practical Guide, where the access pathways to the mines are divided into categories according to the lenght of their expected lifetime. Thus, according to the category of the pathway, parameters are set to regulate and standardize the construction or maintenance of the mining pathway. From the use of the Practical Guide is possible to build a mining pathway that provides suitable conditions of traffic that requires minor maintenance, which implies on cost reduction and therefore more profit for mining companies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2883
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