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Título: Equivalência operacional entre equipamentos defletométricos - estudo de caso em rodovia localizada em Ouro Branco - MG
Autor(es): Gomes, Luiz Henrique Costa
Orientador(es): Fernandes Junior, José Leomar
Palavras-chave: Pavimentos
Vigas
Defletômetro de impacto
Avaliação estrutural
Viga Benkelman
Data do documento: 2012
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: GOMES, L. H. C. Equivalência operacional entre equipamentos defletométricos - estudo de caso em rodovia localizada em Ouro Branco - MG. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Resumo: O avanço tecnológico acelerou o desenvolvimento da humanidade, de tal forma que processos que demandavam grande quantidade de mão de obra e muito tempo, hoje, com o advento da informática, podem ser realizados de maneira mais rápida e eficiente. No entanto, devem ser balizados por experiências passadas, com as quais devem ser comparados os novos métodos e equipamentos, para que não sejam cometidos erros de interpretação e, consequentemente, não haja desperdício de recursos. Anualmente, em todo o mundo, vultosas quantias de dinheiro são destinadas a pesquisas visando o aperfeiçoamento dos procedimentos de auscultação de pavimentos e o aumento da eficácia dos métodos de dimensionamento de reforço estrutural. Grande parte dessas pesquisas concentra-se no estudo da deformabilidade elástica como parâmetro definidor da capacidade estrutural do pavimento, conjunto estratificado de camadas que poder ser analisado a partir das tensões e deformações geradas em seu interior quando o mesmo é solicitado por cargas exteriores. De acordo com a filosofia de aprendizado constante, que une as experiências passadas e a dinamicidade atual, o presente trabalho investiga a possibilidade de equivalência operacional entre dois equipamentos amplamente utilizados no Brasil e no mundo para a avaliação estrutural de pavimentos, a viga Benkelman e o defletômetro de impacto (Falling Weight Deflectometer, FWD). O primeiro foi utilizado com a configuração preconizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), enquanto o segundo foi utilizado em oito configurações diferentes, resultantes da combinação de diferentes níveis de carregamento aplicado e diferentes áreas de aplicação da carga. As análises realizadas compararam as bacias defletométricas, as deflexões reversíveis máximas, os módulos de resiliência e as tensões e deformações geradas. Os resultados obtidos confirmam as evidências de que não existe uma correlação universal entre os dois equipamentos e que as melhores correlações possíveis devem ser feitas considerando-se os fatores que melhor caracterizam a individualidade de cada rodovia em estudo.
Resumo em outra língua: The technological advancement has accelerated the development of the human kind in such way that processes that have required lots of manpower and a lot of time, today, with the advent of computer technology, can be performed more quickly and more efficiently. However, they must still be based on past experiences, which should be compared to new methods and equipments to avoid misinterpretation and waste of resources. Annually in the world, large amounts of money are applied for research aimed at improving the procedures of structural evaluation of pavements and the effectiveness of the methods of pavement reinforcement design. Those researches are focused on the study of the elastic deformability as a parameter that define the structural capacity of the pavement layered system that can be analyzed from the stresses and strains generated in its interior when it is submitted to external loads. According to the philosophy of constant learning, linking past experiences to the current dynamicity, this work investigated the possibility of operational equivalence between two devices widely used in Brazil and in the world for structural evaluation of pavements, the Benkelman beam and the Falling Weight Deflectometer (FWD). The first one was used with the configuration recommended by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT), while the second one was used in eight different configurations, resulting from the combination of different levels of applied load and different load application areas. The analysis compared the deflection basins, the maximum elastic deflections, the resilient modulus and stresses and strains in the layered system. The results confirm the evidence that there is no universal correlation between the two devices and that the best possible correlations should be developed considering the factors that best characterize the particularities of each highway under the study.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2880
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