Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2726
Título: Fotogrametria digital e risco de incêndio em sítios históricos : possibilidades de aplicação.
Autor(es): Álvares, Patrícia Maria Fialho
Orientador(es): Gouveia, Antônio Maria Claret de
Palavras-chave: Arquitetura - urbanismo
Arquitetura - documentos
Fotogrametria
Sítios históricos
Edifícios históricos - prevenção de incêndio
Data do documento: 2009
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: ÁLVARES, P. M. F. Fotogrametria digital e risco de incêndio em sítios históricos : possibilidades de aplicação. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.
Resumo: A presente pesquisa apresenta um estudo teórico sobre as diversas técnicas de cadastramento de formas arquitetônicas de monumentos com valor histórico, com suas respectivas potencialidades e limitações, com ênfase na documentação digital através da fotogrametria digital utilizando como principal instrumento o software PhotoModeler. A fotogrametria digital prova ser uma ferramenta eficaz para obtenção de variados produtos relacionados a documentação arquitetônica, além de outros benefícios como baixo custo e redução do tempo de trabalho, porém, não se deve descartar as demais formas de cadastramento arquitetônico visto que a utilização simultânea de mais de um processo é o adequado para um levantamento mais completo. A documentação pormenorizada de bens imóveis, no caso os tombados, é uma etapa necessária do processo de preservação patrimonial, uma vez que o risco de danos, por causas naturais ou humanas é considerável e as perdas imensuráveis. Dentro deste contexto, encontram-se os incêndios, que, até a época atual, destruíram mais do patrimônio histórico mundial que qualquer outra causa natural. Como eventos de origem aleatória e grande poder destrutivo, os incêndios enfatizam duplamente a necessidade de uma documentação rigorosa das edificações tombadas: primeiro, porque o projeto de prevenção e proteção contra incêndio demanda conhecimento amplo e profundo da edificação; segundo, porque, em caso de reparo da edificação danificada, o registro das suas características físicas e geométricas é condição essencial.
Resumo em outra língua: A presente pesquisa apresenta um estudo teórico sobre as diversas técnicas de cadastramento de formas arquitetônicas de monumentos com valor histórico, com suas respectivas potencialidades e limitações, com ênfase na documentação digital através da fotogrametria digital utilizando como principal instrumento o software PhotoModeler. A fotogrametria digital prova ser uma ferramenta eficaz para obtenção de variados produtos relacionados a documentação arquitetônica, além de outros benefícios como baixo custo e redução do tempo de trabalho, porém, não se deve descartar as demais formas de cadastramento arquitetônico visto que a utilização simultânea de mais de um processo é o adequado para um levantamento mais completo. A documentação pormenorizada de bens imóveis, no caso os tombados, é uma etapa necessária do processo de preservação patrimonial, uma vez que o risco de danos, por causas naturais ou humanas é considerável e as perdas imensuráveis. Dentro deste contexto, encontram-se os incêndios, que, até a época atual, destruíram mais do patrimônio histórico mundial que qualquer outra causa natural. Como eventos de origem aleatória e grande poder destrutivo, os incêndios enfatizam duplamente a necessidade de uma documentação rigorosa das edificações tombadas: primeiro, porque o projeto de prevenção e proteção contra incêndio demanda conhecimento amplo e profundo da edificação; segundo, porque, em caso de reparo da edificação danificada, o registro das suas características físicas e geométricas é condição essencial.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2726
Aparece nas coleções:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FotogrametriaDigitalRisco.PDF2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.