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Título: Pré-dimensionamento de vigas mistas de aço e concreto para pontes de pequeno porte.
Autor(es): Eller, Pâmela Renon
Orientador(es): Paula, Geraldo Donizetti de
Palavras-chave: Vigas - construção mista
Pontes
Vigas - aço - concreto
Data do documento: 2011
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: ELLER, P. R. Pré-dimensionamento de vigas mistas de aço e concreto para pontes de pequeno porte. 2011. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: As vigas mistas de aço e concreto são amplamente utilizadas em projetos de pontes rodoviárias e muitas são as vantagens do emprego desta tipologia construtiva. Entretanto para que ocorra o melhor aproveitamento do sistema, o projetista precisa ter conhecimentos específicos na área. Auxiliando suas escolhas, o profissional tem hoje a vantagem de análises através de programas computacionais. O presente trabalho objetivou contribuir com o estudo de pontes rodoviárias em vigas mistas de aço e concreto por meio de análise numérica. A metodologia compreendeu o desenvolvimento de um estudo de variação de parâmetros partindo de um caso típico composto por duas vigas metálicas em perfil I, soldado ou laminado, com distância entre eixos de 2,60 m e balanços de 0,80 m e espessura total de 20,00 cm. A análise teórica considerou vigas mistas de aço e concreto para pontes em estradas vicinais compostas por perfis soldados (PS) e laminados (PL) e apresentou os vãos máximos para cada perfil.
Resumo em outra língua: Composite beams of steel and concrete are widely used in design of bridges and many are the structural advantages of using this type of construction. But to occur the best use of the system the designer must have specific knowledge in the area. Helping their choices, today the professional has the advantage of using analysis through computers softwares. This study aimed to contribute to the study of road bridges in composite beams of steel and concrete through numerical analysis. The methodology involved the development of a studyof parameters variation starting from a typical case consisting of two steel beams in profileI, welded or laminated, with a wheelbase of 2.60 m, 0.80 m balances and a total thickness of 20, 00cm. The theoretical analysis considered composite beams of steel and concrete for local road bridges composed of welded (PS) and laminate (PL) profile and presented the maximumspans for each of them.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2721
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