Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2643
Título : Resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem num curso de licenciatura em matemática na modalidade a distância.
Autor : Dutra, Débora Santos de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Marger da Conceição Ventura
Palabras clave : Matemática
Formação de professores
Sistema de computação virtual
Matemática
Ensino a distância
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : DUTRA, D. S. de A. Resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem num curso de licenciatura em matemática na modalidade a distância. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumen : Este trabalho tratou da utilização da metodologia da Resolução de Problemas em ambientes virtuais de aprendizagem, com o objetivo de investigar que contribuições pode trazer para alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Educação a Distância (EaD). Dessa forma, a questão que norteou esta pesquisa foi: Que contribuições a Resolução de Problemas em ambientes virtuais de aprendizagem pode trazer para alunos da Licenciatura em Matemática da UFOP, na modalidade a distância? Com esse pensamento, foi feita uma pesquisa bibliográfica utilizando livros, artigos, textos, dissertações e teses que têm como foco a Resolução de Problemas, a aprendizagem na EaD e as interações no ambiente virtual, selecionando-se os trabalho de Polya (1945,1978, 1949, 1997), Schoenfeld (1996,1997), Onuchic (1999, 2001), Onuchic e Allevato (2004, 2009, 2010), Viana (1992, 2002), Borba, Malheiros e Zullato (2007), Belloni (2009) e Moraes (2010) dentre outros. A pesquisa teve a participação de alunos, do curso e da modalidade mencionados, matriculados na disciplina Seminário III - Resolução e formulação de problemas como abordagem metodológica para o ensino da Matemática - EAD 537, em 2010, em Polos de Apoio Presencial do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFOP. Os instrumentos de coleta de dados foram fóruns de resolução de problemas na Plataforma Moodle, questionários e chats. Os dados coletados foram organizados e analisados segundo sua natureza e a literatura consultada. A pesquisa mostrou resultados positivos. A partir das interações analisadas e dos depoimentos dos estudantes, observou-se que a proposta de trabalho proporcionou a aprendizagem de conteúdos específicos de Matemática, principalmente alguns que os alunos conheciam, mas em que persistiam dúvidas, sanadas em discussões nos fóruns. Também proporcionou um novo olhar sobre o tema, o que os levou a perceber a importância de resolver problemas, incentivando a postura crítica, sem a utilização de processos mecânicos e memorizados. Além disso, permitiu que os alunos refletissem sobre sua prática profissional, modificando a postura na sala de aula, como professor. Nesta pesquisa, percebeu-se que os estudantes, após experimentarem a resolução de problemas na sua própria aprendizagem, sentiram a necessidade de utilizá-la com seus alunos, elaborando projetos e traçando estratégias visando a esse fim.
metadata.dc.description.abstracten: The objective of this work was the Application of a Methodology for Mathematics Solving Problems in Virtual Learning Environments, which aims to investigate the contributions that this methodology could bring for Mathematics undergraduate students. The question that guided this work was: Which contributions that solving problems in learning virtual environments can bring for Undergraduate students of Mathematics from UFOP in Distance Education? In this study, a review of literature was performed by using books, papers, dissertations and thesis about interactions in virtual environments. An accurate study was developed in this subject from researchers such as Polya (1945, 1978, 1997), Schoenfeld (1996, 1997), Onuchic (1999, 2001), Onuchic and Allevato (2004, 2009, 2010), Viana (1992, 2002), Borba, Malheiros and Zullato (2007), Belloni (2009) and Moraes (2010) among others. The survey was conducted in 2010 with distance learning education mathematics undergraduate students from UFOP who were attending the course Seminar III: Solving and Formulating Problems as a Methodological Approach for Teaching Mathematics (EAD-537) on the Center of Distance Education (CEAD) at UFOP. The tools for data collection were virtual forums in Moodle Platform, questionnaires, and chats. The collected data were organized and analyzed according to the source and backgrop acquired from the review of literature. The results of the survey showed positive results regarding learning and brought considerable contribution in relation to the professional preparation of teachers. The results of the performed interactions and student's interviews showed that was possible to ensure that this proposal provided mathematics learning in several specific contents, especially for students with some previous knowledge, yet with some questionings. The possibility and memorized techniques encouraged student's critical sense. Furthermore, the changes that students experienced were reflected on their professional practice, modifying their behavior on the classroom as a teacher. In this research, we noticed that students, after experiencing tha problem solving for their own learning, found this methodology very usefull to apply to theirs pupils by developing projects and strategies on this purpose.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2643
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_ResoluçãoProblemasAmbientes.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_PropostaUtilizaçãoResolução.pdf210,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.