A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.

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Data
2011
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Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O presente trabalho visa estudar as características de letramento estatístico que se manifestam em estudantes ao se promover uma Educação Estatística fundamentada em um ciclo investigativo. Tem-se como foco a questão: Que características de letramento estatístico se manifestam em estudantes ao vivenciar um processo de ensino e aprendizagem fundamentado num ciclo investigativo com enfoque crítico-reflexivo e que aspectos da condução do ciclo interferem na manifestação dessas características? Para este fim foi elaborada, testada e avaliada uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. As atividades propostas tomam como base as fases do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999) em que se parte de uma problematização até atingirem-se as conclusões estatísticas vivenciando assim a lógica de uma investigação estatística. Foram tomados como aportes teórico-metodológicos para elaboração e condução destas atividades pressupostos da Educação Matemática Crítica e do enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade conferindo-lhe uma abordagem crítico-reflexiva e fornecendo, também, reflexões acerca da necessidade de letrar nossos estudantes para exercer sua cidadania e desenvolverem uma postura mais crítica frente ao conhecimento científico e suas interações sociais. A concepção de letramento estatístico adotada é a de Gal (2002) que fornece um modelo com elementos de conhecimento e disposição necessários para que um adulto seja considerado letrado estatisticamente em uma sociedade tecnológica. Com o intuito de construir uma resposta à questão de investigação estabelecida as atividades foram implementadas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública estadual de ensino de Minas Gerais. Os dados assim coletados foram analisados buscando-se identificar os aspectos do letramento de Gal (2002) manifestados e avaliar as interações entre os participantes que contribuíram para essa manifestação. Os resultados apontam o ciclo investigativo como uma estratégia que pode contribuir significativamente no desenvolvimento do letramento estatístico.
Descrição
Palavras-chave
Estatística, Matemática, Letramento, Estudo e ensino, Aprendizagem
Citação
SANTANA, M. de S. A educação estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.