Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2547
Title: A prática de modelagem matemática como um cenário de investigação na formação continuada de professores de matemática.
Authors: Abreu, Glaucos Ottone Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Frederico da Silva
Keywords: Modelos matemáticos
Matemática
Mathematical modeling
Mathematical education
Research scenery
Issue Date: 2011
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: ABREU, G. O. C. de. A prática de modelagem matemática como um cenário de investigação na formação continuada de professores de matemática. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma pesquisa que aborda a prática de Modelagem Matemática como um cenário de investigação, na perspectiva da formação continuada de Professores de Matemática. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a prática docente, além de buscar relações com os cenários de investigação. Nossa metodologia de pesquisa contempla a elaboração e o desenvolvimento de Projetos de Modelagem Matemática relacionados aos preços de uma corrida de táxi e do combustível na bomba, implementados e avaliados por Professores de Matemática nos mais variados níveis de ensino, que cursaram uma disciplina de Modelagem Matemática no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, em 2010. As Considerações Finais do nosso trabalho apontam que o desenvolvimento de Projetos de Modelagem Matemática evidencia a importância do Professor de Matemática: conhecer diversas perspectivas de Modelagem Matemática; vivenciar experiências de Modelagem Matemática em sua formação para desenvolver atividades de Modelagem em sala de aula; refletir sobre o papel das aplicações da Matemática relacionadas a problemas da realidade; valorizar a pesquisa, o tratamento da informação e o trabalho em grupo em sua prática pedagógica; transformar sua sala de aula em um ambiente propício àinvestigação de temas relevantes para os alunos; e saber trabalhar com outras áreas do conhecimento e em ambientes educacionais informatizados.
metadata.dc.description.abstracten: This paper presents a study focusing on the practice of Mathematical Modeling as a research scenary, in view of the continuing education of Mathematics Teachers. Firstly, some concepts of Mathematical Modeling, highlighting some considerations for teaching practice, in addition seek relationships with research scenary. Our research methodology involves the preparation and development of projects related to Mathematical Modeling prices of a taxi ride and the fuel pump, implemented and evaluated by Mathematics Teachers at various levels of education, who attended a course in Mathematical Modeling at Professional Masters in Mathematical Education of UFOP in 2010. The final considerations of our work indicate that the development of Mathematical Modeling projects demonstrates the importance of Mathematics Teacher: knowledge of various perspectives of Mathematical Modeling, gain experience of Mathematical Modeling in their training to develop modeling activities in the classroom, reflect on the role of applications of Mathematics to problems related to reality, enhancing research, data processing and teamwork in their work; transform your classroom into an environment conducive to research topics relevant to students, and how to work with other areas of knowledge and computerized educational environments.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2547
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_PráticaModelagemMatemática.pdf702,4 kBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_ProjetosModelagemMatemática.pdf523,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.