Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2517
Title: | Explorando o conceito de derivada em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob uma perspectiva histórica. |
Authors: | Oliveira, Daniel Gustavo de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pimentel, Felipe Rogério |
Keywords: | Matemática Ensino superior História Cálculo Mathematics education |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
Citation: | OLIVEIRA, D. G. de. Explorando o conceito de derivada em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob uma perspectiva histórica. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011. |
Abstract: | Este trabalho apresenta alguns métodos elaborados por eminentes matemáticos, como Fermat, Barrow, Newton e Descartes, para a determinação do conceito de derivada, a partir da reta tangente a uma curva em um dado ponto. O objetivo principal é favorecer a compreensão deste conceito, utilizando a Educação pela História da Matemática. Para tanto, foi construída uma sequência de ensino aplicada a um grupo de 38 alunos dos cursos de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto. Os resultados estiveram de acordo com a opinião do pesquisador e ao final quando foi apresentado um questionário de avaliação respondido pelos participantes, verificou-se que a maioria apreciou o trabalho, reforçando a idéia de que realmente a intervenção Histórica na Educação Matemática pode motivar e facilitar o aprendizado. |
metadata.dc.description.abstracten: | This paper presents methods created by eminent mathematicians such as Fermat, Barrow, Newton and Descartes to the determination of the derivative of the tangent line of a curve through a given point. The main objective is to facilitate the comprehension of the concept which is currently presented in a more elaborate manner than that of the mentioned mathematicians. For that, a sequence of applied teaching was built with a group of 38 students of Mathematics and Statistics of the Universidade Federal Ouro Preto. The results were supportive of the researcher opinion and at the end, when an evaluation questionnaire was presented to the participants, most of then showed appreciation for the work and decided that a Historical intervention of the Mathematics Education can really motivate and transform the learning process into an easier one. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2517 |
Appears in Collections: | PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ExplorandoConceitoDerivada.pdf | 784,17 kB | Adobe PDF | View/Open | |
PRODUTO_ExplorandoConceitoDerivada.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.