Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2502
Título : Discutindo o papel das tecnologias informacionais e comunicacionais na formação de professores de matemática : uma proposta para um curso de licenciatura em matemática na modalidade EaD.
Autor : Esteves, Fausto Rogério
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Frederico da Silva
Palabras clave : Matemática
Ensino a distância
Tecnologia da informação
Formação de professores
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : ESTEVES, F. R. Discutindo o papel das tecnologias informacionais e comunicacionais na formação de professores de matemática: uma proposta para um curso de licenciatura em matemática na modalidade EaD. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumen : O presente trabalho apresenta nossa pesquisa sobre o papel das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na formação de professores de Matemática na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa teórico-bibliográfica contemplou trabalhos relacionados à Educação a Distância e à utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 3º período de Licenciatura em Matemática da UFOP na modalidade EaD, matriculados na disciplina de “Prática de Ensino II: Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática”, no 1º semestre letivo de 2009. Foram elaboradas e avaliadas 3 atividades exploratórias sobre diversos conteúdos de Funções do 1º e do 2º grau, Funções Trigonométricas e Funções Polinomiais, implementadas em laboratórios de informática das cidades pólos do curso, com a utilização do software GeoGebra. As considerações apontam para o desenvolvimento de competências e habilidades e para a mudança de postura dos alunos, futuros professores, como as principais contribuições da utilização de Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na formação de Professores de Matemática na modalidade a distância.
metadata.dc.description.abstracten: The current paper presents our research on the role the informational and communicational technologies play in training of mathematics teachers for Distance Learning. The theoretical and reference surveys have encompassed previous works related to Distance Learning, as well as the application of information and communication technologies. The survey has been conducted with students in 3º term in Mathematics in the modality DL at UFOP, enrolled in the first semester of 2009 in the course “Teaching Practice II: Use of Information Technologies and Communication in Mathematics Education”. We have prepared and assessed three exploratory activities on First-Degree, Second-Degree, Trigonometric and Polynomial Functions. These functions were implemented in the Computing Laboratories using the software GeoGebra in the city poles. The overall considerations point out to development of skills, abilities and willing of change by students and teachers, as a key for use of informational and communicational technologies applied in training of teachers of Mathematics in Distance Learning.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2502
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_DiscutindoPapelTecnologias.pdf557,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_DiscutindoPapelTecnologias.pdf453,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.