Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2449
Title: Discutindo algumas relações possíveis entre intuição e rigor e entre imagem conceitual e definição conceitual no ensino de limites e continuidade em Cálculo I.
Authors: Abreu, Osvaldo Honório de
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Frederico da Silva
Keywords: Cálculo integral
Cálculo diferencial
Matemática
Mathematics education
Ensino
Issue Date: 2011
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: ABREU, O. H. de. Discutindo algumas relações possíveis entre intuição e rigor e entre imagem conceitual e definição conceitual no ensino de limites e continuidade em cálculo I. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Abstract: Partindo de trabalhos de pesquisadores que apontam as dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral, em particular o cálculo I, apresentamos neste trabalho algumas relações entre intuição e rigor e entre imagem conceitual e definição conceitual manifestadas por alunos de cálculo I no estudo de limites e continuidade. Partindo de uma breve contextualização histórica do desenvolvimento do cálculo diferencial e integral para a abordagem de limite e continuidade em alguns livros didáticos, trabalhamos com uma amostra de 56 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto. Embasados nos conceitos de imagem conceitual e definição conceitual, apresentamos algumas considerações sobre as relações destas com, respectivamente, a intuição e o rigor presentes nas considerações de nossos colaboradores na pesquisa.
metadata.dc.description.abstracten: Based on works by researchers who show the difficulties that involve teaching and learning of differential and integral calculus, in particular the calculus I, this paper introduced some relationships between intuition and rigor and between image and concept definition manifested by students of calculus I in the study of limits and continuity. Starting with a brief historical background of the development of differential and integral calculus to approach of limit and continuity in some textbooks, we work with a sample of 56 students in courses of Degree in Mathematics and Bachelorship of Statistics in University of Ouro Preto (UFOP). Based upon the concepts of concept image and concept definition, presented some considerations about their relationships with, respectively, intuition and rigor respectively, in the considerations our collaborators in the research.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2449
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_DiscutindoAlgumasRelações.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_TrabalhandoRelaçõesImagens.pdf441,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.