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dc.contributor.advisorCorrêa, Roseli de Alvarengapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Marlene Lima de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-03-06T19:23:40Z-
dc.date.available2013-03-06T19:23:40Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCARVALHO, M. L. de O. Representações planas de corpos geométricos tridimensionais: uma proposta de ensino voltada para a codificação e decodificação de desenhos. 2010. 245 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2443-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo identificar as contribuições de uma sequência de atividades envolvendo o uso de materiais manuseáveis e recursos informáticos para a codificação (produção) e decodificação (leitura e interpretação) de desenhos de figuras tridimensionais. Também se coloca como objetivo da pesquisa a produção de uma proposta pedagógica para o Ensino Médio, como produto final da investigação. O presente estudo surgiu da preocupação com o ensino e a aprendizagem da Geometria Espacial, delimitado, posteriormente, para as representações planas de objetos geométricos tridimensionais, o foco deste estudo. A pesquisa estruturou-se, teoricamente, nas investigações de Parzysz (1988, 1991, 2006) sobre as representações planas dos objetos tridimensionais e a existência das geometrias concreta (G0), espaço-gráfica (G1), protoaxiomática (G2) e axiomática (G3); nos trabalhos de Mitchelmore (1980) sobre os estágios de desenvolvimento representacional de algumas figuras espaciais desenhadas em perspectiva e nos estudos de Gutiérrez (1998a) sobre atividades desenvolvidas com módulos construídos com multicubos. A etapa experimental da pesquisa desenvolveu-se através de um estudo com abordagem qualitativa, com base na concepção, elaboração e aplicação de uma sequência de atividades, envolvendo materiais manuseáveis e recursos informáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública na região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados mostraram que a sequência de atividades contribuiu, dentre outros aspectos, para o equilíbrio entre o “polo do sabido” e o “polo do visto” (PARZYSZ, 1988) e para a apropriação de algumas regras de desenhos de corpos geométricos tridimensionais, como a representação em perspectiva paralela e a representação em projeção ortogonal das vistas. Conclui-se, pois, que a sequência de atividades proposta na pesquisa contribuiu para o progresso dos alunos para a codificação e decodificação de representações planas de corpos geométricos tridimensionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectGeometria sólidapt_BR
dc.subjectTridimensionalidadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectRecursos informacionaispt_BR
dc.titleRepresentações planas de corpos geométricos tridimensionais : uma proposta de ensino voltada para a codificação e decodificação de desenhos.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenThis research has the objective of indentifying the contributions of a sequence of activities, involving the use of manipulative materials and computer resources for coding (producing) and decoding (reading and comprehension) drawings of three-dimensional figures. Another of this research is the production of a pedagogical proposal for high school, as a final product of investigation. This study originated from a concern with the teaching and learning on space geometry, limited afterwards to plane representations of three- dimensional geometrical objects, the focus of this study. The research was theoretically structured on investigations from PARZYSZ (1988, 1991, 2006) about the plane representations of three-dimensional objects and the existence of concrete geometry (G0), spatial-graphical (G1), proto-axiomatic (G2) and axiomatic (G3); on the studies of Mitchelmore (1980) about the stages of representational development of some space figures drawn in perspective and on the studies of Gutiérrez (1998a) about the activities developed with modules built with multicubes. The experimental stage of this research was developed through a study with a qualitative approach, based in the conception, elaboration and application of sequences of activities, involving manipulative materials and computer resources. The field research was performed with pupils from public a high school, in the metropolitan area of Belo Horizonte. The results showed that the sequence of activities contributed, among other aspects, for the balance between the “polo of known” and the “polo of seen” (PARZYSZ, 1988) and for the appropriation of some rules of drawing of three-dimensional geometrical objects, as a representation in parallel perspective and the representation in orthogonal projection of views. Concludes, then, the sequence of proposal activities in this research contributed for the progress of the pupils for the coding and decoding of plane representations of three-dimensional geometrical objects.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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