Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2439
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorBean, Dale Williampt_BR
dc.contributor.authorBueno, Vilma Candida-
dc.date.accessioned2013-03-06T18:37:45Z-
dc.date.available2013-03-06T18:37:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationBUENO, V. C. Concepções de modelagem matemática e subsídios para a educação matemática: quatro maneiras de compreendê-la no cenário brasileiro. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2439-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral articular aspectos metodológicos e teóricos que fundamentam concepções de modelagem matemática existentes na comunidade brasileira de educadores matemáticos e, com base nestes aspectos, delinear possíveis contribuições educacionais dessas concepções. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa traz uma revisão bibliográfica sobre o tema, fazendo um estudo sobre conceituações e concepções de pesquisadores em relação à Modelagem Matemática e seus subsídios para a Educação Matemática. Traz também uma pesquisa de campo realizada por meio de questionários abertos respondidos por quatro estudiosos, integrantes da comunidade brasileira de educadores matemáticos, que discursam sobre a modelagem na sala de aula, a saber: Maria Salett Biembengut, Dionísio Burak, Jonei Cerqueira Barbosa e Dale William Bean. As informações obtidas estão sintetizadas em quatro categorias com o objetivo de analisar as concepções dos participantes segundo os questionamentos: O que é modelagem matemática? O que é modelo matemático? Como se faz Modelagem Matemática na sala de aula? Quais são os objetivos para fazer Modelagem Matemática na sala de aula? A terceira etapa da pesquisa é dedicada à retomada dos dados, revisão das apreciações e a consolidação de um relatório final (materializado num documentário textual), visando caracterizar concepções de Modelagem Matemática dos quatro estudiosos e subsídios que essas concepções oferecem para o ensino e aprendizagem, tendo como público-alvo professores de Matemática, em especial aqueles que atuam nos ensinos fundamental e médio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectConceptionspt_BR
dc.titleConcepções de modelagem matemática e subsídios para a educação matemática : quatro maneiras de compreendê-la no cenário brasileiro.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenThis research aims to articulate methodological and theoretical aspects that underlie conceptions of Mathematical Modeling that exist in the Brazilian community of mathematics educators and, based on these aspects, outline possible educational contributions of these conceptions. In a qualitative approach, the research provides a review of the literature on the subject with a study of ideas and conceptions of researchers in Mathematical Modeling and its contributions for mathematics education. A field survey is carried out by means of open questionnaires answered by four scholars, members of the Brazilian community of mathematics educators, who are involved with mathematical modeling in the classroom, namely: Maria Salett Biembengut, Dionísio Burak, Jonei Cerqueira Barbosa and Dale William Bean. The information obtained is summarized in four categories in order to analyze the conceptions of participants according to the questions: What is mathematical modeling? What is a mathematical model? How is mathematical modeling carried out in the classroom? What are the goals of doing mathematical modeling in the classroom? The third stage of the research is dedicated to the rereading of data, reviewing the assessments and the consolidation of the final report (materialized in a textual documentary), in order to characterize conceptions of mathematical modeling of the four scholars and contributions that these conceptions offer for teaching and learning; having mathematics teachers as an audience, especially those working in primary and secondary education.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ConcepçãoModelagemMatemática.pdf980,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ModelagemMatemáticaQuatro.pdf396,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.