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Título: Análise de dois solos modificados com cimento para dimensionamento de pavimentos.
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Fidelis Viana de
Orientador(es): Padula, Flávio Renato de Góes
Palavras-chave: Geotecnia - pavimentos
Pavimentos de concreto
Solo - cimento - pavimento
Data do documento: 2011
Referência: OLIVEIRA, R. F. V. de. Análise de dois solos modificados com cimento para dimensionamento de pavimentos. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: A execução de pavimentos necessita, cada vez mais, do aproveitamento dos materiais existentes ao longo da rodovia. Como nem sempre estes materiais disponíveis na natureza possuem propriedades técnicas que atendam às necessidades do pavimento, faz-se necessária busca de produtos ou mecanismos que melhorem essas características e que tornem a utilização do solo ou material tratado viável técnica, ambiental e economicamente, em relação a outros materiais de locais distantes, considerando também seu transporte. A utilização do cimento como aditivo para melhorar propriedades de solos vem, de longa data, sendo boa opção para a construção de pavimentos. O método de dimensionamento tradicional do CBR, utilizado no Brasil, tem grande dose de empirismo e nem sempre seleciona materiais adequados considerando o país tropical, pois se apóia em especificações em geral importadas de países temperados. Este estudo apresenta alternativas de ensaios e método de dimensionamento que avaliam melhor as características mecânicas e físicas do solo modificado por cimento a ser empregado em camadas de base ou sub-base. A escolha adequada dos materiais através de ensaios capazes de determinar aspectos mecânicos e físicos torna-se cada vez mais necessária, dada à escassez dos recursos naturais. Para o emprego do solo modificado por cimento, o método de dimensionamento tradicional tem como referência o ensaio de resistência à compressão simples para obter o coeficiente estrutural, um dos parâmetros necessários para definir espessuras. Nesta pesquisa, além deste ensaio, foram realizados os ensaios de dosagem de solo-cimento denominado método físico-químico e o método de ensaio para determinação do módulo de resiliência, utilizando equipamento triaxial de cargas repetidas. Com avaliações mecanísticas e ensaio de dosagem de cimento prático e amplo, fica mais fácil avaliar o comportamento do material para uso em camada de pavimento com teores diferenciados de cimento. Para demonstrar a versatilidade e viabilidade de um método mecanístico - empírico (ME) de dimensionamento e avaliação das características de materiais de pavimentação, foi feito um estudo de caso. Foram selecionados dois solos, laterita e saibro, ambos de jazidas localizadas próximas à cidade de Jaguaraçu no estado de Minas Gerais, próximo à rodovia BR-381. Mostrou-se que é possível grande economia, reduzindo em alguns centímetros a espessura do pavimento, quando se usam ensaios apropriados e o método ME.
Resumo em outra língua: The construction of pavements requires, each day more, the use of existing materials along the highway. As these materials available in nature not always have technical properties that meet the needs of the pavement, it is necessary to search for products or mechanisms to improve these characteristics and make the use of the soil or the treated material feasible technically, environmentally and economically, in relation to other materials from distant places, also considering their transportation. The use of cement as an additive to improve soil properties has been for a long time a good option for pavement construction. The method of traditional sizing of CBR used in Brazil, has a great deal of empiricism and not always select suitable materials considering the tropical country, because it is supported by the general specifications imported from temperate countries. This study presents testing and sizing alternatives that better evaluate the physical and mechanical characteristics of the cement modified soil to be used in base and sub-base layers. The proper choice of materials through testing capable of determining the mechanical and physical aspects is becoming increasingly necessary, given the scarcity of natural resources. For the use of the cement modified soil, the traditional sizing method uses the reference of the resistance to simple compression test to obtain the structural coefficient, one of the necessary parameters to define thicknesses. In this research, in addition to this testing, it was performed the soil-cement dosage test called physical-chemical method, and test method for determining the modulus of resilience, using repeated load triaxial equipment. With mechanistic evaluations and extensive and practical cement dosage testing, it is easier to evaluate the behavior of the material for use in pavement layer with different levels of cement. To demonstrate the versatility and feasibility of an empirical mechanistic method (EM) to size and evaluate the pavement material characteristics was made a case study. We selected two soils, laterite and gravel, both from fields located near the city of Jaguaraçu in the state of Minas Gerais, near the highway BR-381. It was shown that it is possible great savings by reducing some centimeters in the thickness of the floor, when using appropriate tests and EM method.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2382
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