Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2347
Título: Aplicação da técnica de simulação para análise da superposição de ondas sísmicas geradas em desmonte de rocha pela dispersão dos tempos de retardo utilizando o método de Monte Carlo.
Autor(es): Klen, André Monteiro
Orientador(es): Silva, Valdir Costa e
Palavras-chave: Lavra a céu aberto
Métodos de simulação
Desmonte de rocha
Princípio de superposição - física
Método de Monte Carlo
Data do documento: 2010
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: KLEN, A. M. Aplicação da técnica de simulação para análise da superposição de ondas sísmicas geradas em desmonte de rocha pela dispersão dos tempos de retardo utilizando o método de Monte Carlo. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo através de simulação baseada no Método de Monte Carlo, da relação que existe entre a dispersão dos tempos de retardo dos acessórios de iniciação e elementos de retardos de superfície com o excesso de vibração provocado pela superposição de ondas sísmicas em atividades de desmonte de rocha por explosivo em lavra a céu aberto. As conclusões foram desenvolvidas a partir dos resultados gerados pela simulação de diferentes planos de fogo, constituídos por retardos de superfície para cordel e detonadores tipo tubo de choque com retardo. Com os resultados da simulação dos planos de fogo observou-se a capacidade desta técnica de representar as dispersões e avaliar a probabilidade de superposição de ondas entre furos adjacentes, o que possibilita a sua utilização como ferramenta na tomada de decisão no desenvolvimento de planos de fogo no que se refere à análise da vibração e dimensionamento dos tempos de retardo.
Resumo em outra língua: This paper is the result of a study trough simulation based on Monte Carlo Method, of the relation that exists between the delay times dispersion of the initiation accessories and surface delay elements, with the vibration excess caused by the seismic waves overlap, in activities of rock blast by explosives in open pit. The conclusions were developed from the results generated by the simulation of different blast planning, constituted by surface delays to detcord and non-electric detonators with delays. With the results of the blasting plan simulation, the ability of the simulation to represent scattering was observed and valuated the probability of the wave’s overlap between adjacent holes, that permits it’s use as a tool in decision making process while fire plans are developed about the vibration and delay times dimensioning.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2347
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AplicaçãoTécnicaSimulação.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.