Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2212
Título: Estudo de rotas de tratamento e disposição de resíduo de análise de ouro por chumbo – fire assay.
Autor(es): Magalhães, Fernanda Batalha de
Orientador(es): Carvalho, Cornélio de Freitas
Palavras-chave: Ouro
Chumbo
Resíduos sólidos
Extração - química
Precipitação
Data do documento: 2008
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: MAGALHÃES, F. B. de. Estudo de rotas de tratamento e disposição de resíduo de análise de ouro por chumbo – fire assay. 2008. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.
Resumo: A técnica analítica mais utilizada na determinação de ouro é o método clássico de fusão chumbo Fire-Assay (Pb-FA) que infelizmente produz o resíduo “cadinho”. Este resíduo foi submetido à caracterização química, mineralógica e granuloquímica e classificado conforme a norma brasileira ABNT NBR 10004:2004. Foi verificada a possibilidade do seu reaproveitamento como agregado fino em substituição a areia utilizada na pavimentação de estradas e de remoção de chumbo através do uso de soluções químicas. Os resultados mostraram que o resíduo é Perigoso – Classe I e apresenta 0,079% de chumbo, bioacumulativo e tóxico, que pode causar efeitos adversos aos seres humanos, animais e plantas. O resíduo não apresentou as especificações necessárias para o seu reaproveitamento na pavimentação de estradas e o chumbo pode ser removido com a utilização das soluções extratoras de ácido clorídrico e ácido nítrico na concentração de (5%v/v) com o tempo de contato de 1hora.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2212
Aparece nas coleções:PROAMB - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EstudoRotasTratamento.pdf484,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.