Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2129
Título: Relações florísticas, fitossociológicas e aspectos edáficos de comunidades de campos rupestres da Serra do Itacolomi e Serra do Ouro Branco, Minas Gerais.
Título(s) alternativo(s): Floristic, plant sociology and adaphic aspects of rock fields comunities in Serra do Itacolomi and Serra do Ouro Branco, Minas Gerais, Brazil.
Autor(es): Lemes, Francisco de Oliveira Andrade
Orientador(es): Itabaiana, Yasmine Antonini
Palavras-chave: Campos rupestres quartzíticos
Método Relevé
Formas de vida
Quartzitic rock field
Relevé method
Data do documento: 2009
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: LEMES, F. de O. A. Relações florísticas, fitossociológicas e aspectos edáficos de comunidades de campos rupestres da Serra do Itacolomi e Serra do Ouro Branco, Minas Gerais. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.
Resumo: Foi realizado um estudo florístico e fitossociológico associado a aspectos edáficos em dua áreas de campo rupestre quartzítico, localizadas na Serra do Itacolomi e na Serra do Our Branco, Minas Gerais. Quatro comunidades, delimitadas a partir do habitat (afloramento rochosos e platôs) e da área geográfica (serras do Itacolomi e de Ouro Branco) foram comparadas quanto à composição florística, estrutura da vegetação e característica nutricionais do solo. As áreas escolhidas estão situadas em uma altitude aproximada de 1.55 m. A amostragem da vegetação foi realizada através de 60 parcelas de 10 x 10 m disposta sistematicamente nas comunidades. Para análise de pH, nitrogênio e fósforo disponív coletou-se 32 amostras de solo. Foram encontradas 298 espécies de plantas vasculares, send que Asteraceae e Poaceae apresentaram a maior riqueza nas quatro comunidades. Grand parte das espécies com os maiores índices de valor de importância pertencem a Poacea Somente Apochloa euprepes (Poaceae) apresentou alto valor de importância nas quatr comunidades simultaneamente. As análises de similaridade e ordenação com presença/ausência das espécies revelaram uma composição florística distinta entre as quatr comunidades. De maneira geral, foi observado predomínio das hemicriptófitas quanto a número de espécies e à cobertura vegetal, sendo que nos afloramentos rochosos aumentou importância das espécies fanerófitas. Os solos, considerados ácidos e pobres em nutriente apresentaram diferenças entre os habitas. Nos afloramentos rochosos, onde se obteve maio riqueza e diversidade de espécies, além da maior heterogeneidade de formas de vida, o sol apresentou maiores quantidades de fósforo e nitrogênio. A ocorrência das espécies e tamanho de suas populações foram fortemente relacionados aos habitats e às área geográficas. As serras do Itacolomi e de Ouro Branco foram consideradas distintas quanto composição florística e similares quanto a estrutura da vegetação.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2129
Aparece nas coleções:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_RelaçõesFlorísticasFitossociológicas.pdf10,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.