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Título: Propostas de práticas de gestão do conhecimento : um estudo de caso em uma instituição financeira cooperativa.
Autor(es): Brasileiro, Tansley Marinho
Orientador(es): Pereira, Alana Deusilan Sester
Morais, Isabela Carvalho de
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Rotatividade de pessoal
Cooperativas
Data do documento: 2023
Membros da banca: Pereira, Alana Deusilan Sester
Morais, Isabela Carvalho de
Carvalho, Fábio Câmara Araújo de
Silva, Sergio Evangelista
Referência: BRASILEIRO, Tansley Marinho. Propostas de práticas de gestão do conhecimento: um estudo de caso em uma instituição financeira cooperativa. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2023.
Resumo: O conhecimento tem se tornado um ativo cada vez mais importante dentro das organizações. A falta da gestão deste conhecimento pode ser prejudicial em vários aspectos, inclusive quando se trata de um fenômeno muito comum dentro das empresas, a rotatividade de pessoal. Nesse contexto, pode haver a perda de conhecimentos, visto que o funcionário sai do seu posto de trabalho por motivos diversos, levando todo o conhecimento adquirido no decorrer do tempo. Nesse sentido, as áreas de gestão de recursos humanos das organizações, juntamente com as demais lideranças, têm direcionado esforços para entender as causas da rotatividade, objetivando reduzir e mitigar seus impactos, especialmente com relação à temática da gestão do conhecimento. Diante do exposto, o objetivo desse estudo é propor práticas de gestão do conhecimento que visem mitigar os impactos da perda de conhecimentos diante à rotatividade de pessoal em setores da Unidade Administrativa de uma instituição financeira cooperativa. Com relação a metodologia, essa pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, sendo este classificado como qualitativo e exploratório. O estudo foi realizado em uma instituição financeira cooperativa que atua no mercado há mais de 25 anos e tem mais de 300 funcionários diretos e indiretos. Para a operacionalização do estudo de caso, com relação a técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com funcionários da organização, além da análise documental e a observação participante. Já para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Essa análise buscou entender o impacto da rotatividade de pessoal na organização relacionado a perda de conhecimento, como por exemplo, a perda de agilidade na execução das atividades do setor e a ausência do conhecimento tácito que é levado pelo funcionário que saiu do setor. Foi analisado o cenário de cada setor representado para entender quais as deficiências relacionadas a perda de conhecimento e, a partir disso, foram propostas práticas de gestão do conhecimento para cada um dos seis setores selecionados para participarem desta pesquisa. Como práticas propostas pode-se citar: Gestão do capital humano, Mapeamento de Conhecimentos, Educação Corporativa, Lições Aprendidas, Mentoring, Benchmarking e Business Intelligence. Além disso, os resultados buscam complementar a literatura e auxiliar os gestores na compreensão mais profunda da importância da gestão do conhecimento mediante a rotatividade de pessoal.
Resumo em outra língua: Knowledge has become an increasingly important asset within organizations. The lack of management of this knowledge can be harmful in several aspects, including when it comes to a very common phenomenon within companies, staff turnover. In this context, there may be a loss of knowledge, as the employee leaves their job for various reasons, taking with them all the knowledge acquired over time. In this sense, the human resources management areas of organizations, together with other leaders, have directed efforts to understand the causes of turnover, aiming to reduce and mitigate its impacts, especially in relation to the theme of knowledge management. In view of the above, the objective of this study is to propose knowledge management practices that aim to mitigate the impacts of loss of knowledge due to staff turnover in sectors of the Administrative Unit of a cooperative financial institution. Regarding methodology, this research was developed through a single case study, which is classified as qualitative and exploratory. The study was carried out in a cooperative financial institution that has been operating in the market for more than 25 years and has more than 300 direct and indirect employees. To operationalize the case study, in relation to the data collection technique, semi-structured interviews were carried out with employees of the organization, in addition to document analysis and participant observation. For data analysis, the content analysis technique was used. This analysis sought to understand the impact of staff turnover on the organization related to the loss of knowledge, such as the loss of agility in executing the sector's activities and the absence of tacit knowledge that is taken by the employee who left the sector. The scenario of each sector represented was analyzed to understand the deficiencies related to the loss of knowledge and, based on this, knowledge management practices were proposed for each of the six sectors selected to participate in this research. The proposed practices include: Human capital management, Knowledge Mapping, Corporate Education, Lessons Learned, Mentoring, Benchmarking and Business Intelligence. Furthermore, the results seek to complement the literature and assist managers in a deeper understanding of the importance of knowledge management through staff turnover.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18011
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado (Dissertações)

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