Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17992
Título: Estudo de viabilidade de um sistema de aproveitamento de água de chuva no IFMG Campus Ouro Preto.
Autor(es): Melo, Liliam Ferreira Cunha de
Vieira, Paulo de Castro
Felix, Ana Luiza Silva Santos
Palavras-chave: Abastecimento
Demanda
Fonte alternativa
Instituição de ensino
Meio ambiente
Data do documento: 2023
Referência: MELO, L. F. C. de et al. Estudo de viabilidade de um sistema de aproveitamento de água de chuva no IFMG Campus Ouro Preto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (CBESA), 32., 2023, Belo Horizonte. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2023. Disponível em: <https://cbesa.sigotech.online/storage/trabalhos/arquivos/completo/1403_tema_iv.pdf>. Acesso em 12 jan. 2024.
Resumo: Diante da crescente demanda por água, o consumo sustentável e a redução de desperdícios são práticas cada vez mais necessárias. O aproveitamento de água da chuva surge como uma alternativa para aumentar a oferta de água para fins não potáveis. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade de um Sistema Aproveitamento de Água de Chuva (SAAC) em duas edificações do Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Preto (IFMG-OP), contemplando quesitos técnicos e socioambientais. Baseado nos dados obtidos em campo, pesquisa e entrevistas, realizou-se o pré-dimensionamento do sistema por meio do método de Análise de Simulação, visando a avaliação da viabilidade técnica, para fins não potáveis destinada às bacias sanitárias. A avaliação socioambiental se baseou no estudo de impactos sociais e ambientais por meio do método de matrizes de interação. Os resultados indicaram que a implantação do sistema de aproveitamento de água de chuva é tecnicamente viável ao adotar reservatórios de modelo apoiado para os Pavilhões de Edificações e de Segurança do Trabalho, com reservação para 100 m³ e atendimento a 58% e 67%, respectivamente, das demandas das descargas sanitárias. Com relação aos aspectos socioambientais, o SAAC agregou valores positivos significativos ao sistema de abastecimento do campus, tais como o atendimento a uma diretriz do Plano Diretor, a preservação dos mananciais da região e a manutenção de água em tempos de escassez no IFMG-OP. Concluiu-se que a metodologia utilizada foi eficaz na identificação dos impactos e análise da viabilidade socioambiental, e que a implantação deste sistema no IFMG-OP configura uma tecnologia passível de contribuir para a economia de água potável no campus, mediante a redução do seu uso para fins menos nobres.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17992
Link para o artigo: https://cbesa.sigotech.online/storage/trabalhos/arquivos/completo/1403_tema_iv.pdf
Aparece nas coleções:DEURB - trabalho apresentado em evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_EstudoViabilidadeSistema.pdf
  Restricted Access
606,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.