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Título: Estudo da temperatura de corte no torneamento de um aço AISI D6 com ferramenta de metal duro.
Autor(es): Silva, Adriano Aguiar da
Orientador(es): Pereira, Igor Cezar
Palavras-chave: Usinagem
Torneamento
Usinagem - temperatura de corte
Aço para ferramentas - aço AISI D6
Data do documento: 2023
Membros da banca: Pereira, Igor Cezar
Silva, Marcio Bacci da
Cunha, Daniel Fernandes da
Referência: SILVA, Adriano Aguiar da. Estudo da temperatura de corte no torneamento de um aço AISI D6 com ferramenta de metal duro. 2023. 40 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: As altas temperaturas alcançadas na usinagem de aços endurecidos geram custos elevados ao processo, principalmente, no que tange aos problemas relacionados com os desgastes sofridos pela ferramenta de corte que influenciam tanto a viabilidade econômica como a performance de produção, em contrapartida facilita a usinagem de materiais de baixa usinabilidade como os aços endurecidos. O objetivo do trabalho é analisar o comportamento da temperatura na interface cavaco-ferramenta, através do método termopar ferramenta/peça. Para entender as máximas temperaturas alcançadas será medida a temperatura de interface cavaco/ferramenta, os parâmetros de corte que serão variados são velocidade de corte, avanço, profundidade de corte, ângulo de saída e estado de afiação. O material da peça é um aço AISI D6 temperado com dureza média de 780 HV, o que o classifica como um material extremamente difícil de ser usinado. O material tem entre as suas principais aplicações matrizes de corte e de estampagem, devido a sua enorme estabilidade dimensional. Como resultado, será obtido um maior entendimento das temperaturas médias de usinagem na interface cavaco-ferramenta envolvidas em um material com dureza tão elevada, cita-se a influência da alteração do ângulo de saída negativo (-5°) que fez com que a temperatura aumentasse em virtude da necessidade de maior força e potência de usinagem. Os comportamentos das temperaturas de corte foram efetivamente influenciados de acordo com a alteração dos parâmetros, principalmente, a velocidade de corte que gerou uma variação de 204°C em relação à condição inicial dos ensaios. Observou-se também que a temperatura de corte tende a cair na proporção que a ferramenta começa a se desgastar e falhar.
Resumo em outra língua: The high temperatures achieved in the machining of hardened steels generate high costs to the process, especially about the problems related to the wear suffered by the cutting tool that influence both economic viability and production performance, in return facilitates the machining of low machinability materials such as hardened steels. The objective of this work is to analyze the temperature behavior in the tool chip interface, through the thermocouple tool/part method. To understand the maximum temperatures reached, since the chip/tool interface temperature, the cutting parameters that will be varied are cutting speed, feed, depth of cut, rake angle and wear stage. The part material is a hardened AISI D6 steel with an average hardness of 780 HV, which classifies it as an extremely difficult material to cut. The material has among its main applications cutting and stamping dies, due to its enormous dimensional stability. As a result, a greater understanding of the average machining temperatures at the chip-tool interface involved in a material with such high hardness will be obtained, citing the influence of changing the negative rake angle (-5°) which made the temperature increased due to the need for greater strength and machining power. The behavior of the cutting temperatures was effectively influenced according to the change of the parameters, mainly, the cutting speed that generated a variation of 204°C in relation to the initial condition of the tests. It was also observed that the cutting temperature tends to drop in proportion as the tool begins to wear out and fail.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Departamento de Engenharia Mecânica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17906
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