Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo.

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Data
2022
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Resumo
Este trabalho apresenta um recorte de uma intervenção desenvolvida com 14 acadêmicos do 2º semestre do Curso Educação do Campo. Objetivou-se analisar os Modelos Didáticos (MD) pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados antes e depois da intervenção. Além disso, também foram analisadas as metodologias de ensino e formas de avaliar. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelaram inicialmente que os acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do MD Tradicional (72%), equivalente nas quatro dimensões didáticas e Apenas 28% foram classificados como Tecnológicos e Espontaneístas. Entretanto, após a intervenção, houve compreensões significativas sobre o fazer docente. Por fim, destaca-se a importância de intervenções de caráter teórico-metodológico na formação inicial de professores, pois percebeu-se a inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, pode contribuir de forma significativa para modelos didáticos mais construtivistas.
Descrição
Palavras-chave
Modelos didáticos pessoais, Didactic intervention, Formación de profesores
Citação
OSÓRIO, T. da R.; MIRANDA, A. C. G.; DEBLE, L. P. Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, p. 296-316, 2022. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12856>. Acesso em: 01 ago. 2023.