Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte de uma intervenção desenvolvida com 14
acadêmicos do 2º semestre do Curso Educação do Campo. Objetivou-se analisar os
Modelos Didáticos (MD) pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões
didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados
antes e depois da intervenção. Além disso, também foram analisadas as metodologias de
ensino e formas de avaliar. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua
natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelaram inicialmente que
os acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do MD Tradicional (72%),
equivalente nas quatro dimensões didáticas e Apenas 28% foram classificados como
Tecnológicos e Espontaneístas. Entretanto, após a intervenção, houve compreensões
significativas sobre o fazer docente. Por fim, destaca-se a importância de intervenções
de caráter teórico-metodológico na formação inicial de professores, pois percebeu-se a
inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, pode contribuir
de forma significativa para modelos didáticos mais construtivistas.
Descrição
Palavras-chave
Modelos didáticos pessoais, Didactic intervention, Formación de profesores
Citação
OSÓRIO, T. da R.; MIRANDA, A. C. G.; DEBLE, L. P. Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, p. 296-316, 2022. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12856>. Acesso em: 01 ago. 2023.