Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1761
Título: Modelagem de chegadas em filas GI[X]/M/C/K via núcleo-estimadores.
Autor(es): Cruz, Frederico Rodrigues Borges da
Duarte, Anderson Ribeiro
Brito, Nilson Luís Castelúcio
Palavras-chave: Estatística
Sistemas de filas
Núcleo-estimador
Avaliação de desempenho
Data do documento: 2011
Referência: CRUZ, F. R. B.; DUARTE, A. R.; BRITO, N. L. C. Modelagem de chegadas em filas GI[X]/M/C/K via núcleo-estimadores. In: III Encontro Fluminense de Engenharia de Produção, 3,. 2011. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Fluminense de Engenharia de Produção, 2011. Disponível em: <ftp://est.ufmg.br/pub/fcruz/pub/enfep11-nucleo.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2012.
Resumo: A incorporação da estimação estatística na análise de filas finitas é uma ideia interessante e promissora como área de pesquisa. Neste artigo exploramos a ideia de utilizar um conhecido método não-paramétrico (o núcleo-estimador), na modelagem de chegas gerais em bloco. Apresentamos uma implementação na linguagem R dos métodos discutidos, bem como resultados preliminares da avaliação dos algoritmos em função do tipo de núcleo-estimador utilizado, do tamanho da janela de suavização, da intensidade de tráfego e do tamanho do sistema. Os resultados são animadores.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1761
Aparece nas coleções:DEMAT - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_ModelagemChegadasFilas.pdf967,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.