Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17309
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPaulo, Jacks Richard de-
dc.contributor.authorAraújo, Stela Maris Mendes Siqueira-
dc.contributor.authorPereira, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Priscila Daniele de-
dc.date.accessioned2023-08-21T19:05:12Z-
dc.date.available2023-08-21T19:05:12Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationPAULO, J. R. de et al. O ensino de geografia em tempos de pandemia: reflexões sobre o trabalho docente. Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 27, n. 1, artigo e10729, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/10729>. Acesso em: 06 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9176-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17309-
dc.description.abstractOs momentos de pandemia, em geral, impõem novas regras e hábitos à sociedade. No contexto atual, a pandemia da Covid-19 tem sido um momento caracterizado por intensos desafios, o que tem provocado diversas reflexões por parte de pesquisadores no interior de seus grupos de pesquisa, principalmente, no que se refere às práticas docentes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi de refletir sobre o uso das tecnologias digitais e das estratégias metodológicas contempladas por professores de geografia para promoverem o processo de ensino e de aprendizagem no ERE. A metodologia que auxiliou na busca dos objetivos foi a quantitativa/qualitativa, em que os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado online, organizado com o intuito de identificar o perfil de formação inicial e continuada dos docentes no que se refere à formação para lidar com as tecnologias; conhecer sobre a infraestrutura que possuem e as estratégias metodológicas adotadas durante o ERE. Nessa pesquisa houve a participação de professores da referida área de conhecimento e que atuam em cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Os dados da pesquisa revelaram que há um descompasso entre o uso das tecnologias e de metodologias, pois, muitas vezes, embasam-se em propostas inovadoras e ativas, mas culminam em mera reprodução de metodologias tidas como tradicionais. Por fim, percebeu-se que utilizar ferramentas tecnológicas nos processos de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento demandam repensar amplamente sobre o saber fazer pedagógico docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias metodológicaspt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleO ensino de geografia em tempos de pandemia : reflexões sobre o trabalho docente.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching geography during covid-19 pandemic : discussions on teacher ́s task.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenNew rules and habits have been imposed on society during pandemic times. Current Covid-19 pandemic has been characterized by profound challenges which have caused discussions by researchers within research groups and, particularly, with regard to teaching practices during Emergency Remote Teaching (ERT). Current research discusses the use of digital technologies and methodological strategies by Geography teachers to advance the teaching process and teaching in ERT. Quantitative and qualitative methodology was employed by which data were obtained by online semi-structured questionnaire to identify the profile of teachers ́ initial and continuous formation with regard to technological training; the infrastructure they have and the methodological strategies employed during ERT. Geography teachers who teach in Comprehensive Technical Courses at the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) participated. Data revealed that there is a gap between the use of technologies and methodologies, since they frequently are based on innovatory and active suggestions but culminate in the mere reproduction of traditional methodologies. The use of technological tools in knowledge teaching, learning and construction processes require a thorough rethinking on teachers ́ pedagogical knowledge.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17765/2176-9176.2022v27n1.e10729pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoGeografiaTempos.pdf211,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.