Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16891
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobápt_BR
dc.contributor.authorSouza, Amanda Abrahão de-
dc.date.accessioned2023-07-06T16:39:22Z-
dc.date.available2023-07-06T16:39:22Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Amanda Abrahão de. Inclusão de sujeitos autistas: concepções e embaraços na educação pública. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16891-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractAs discussões e abordagens acerca do Autimo têm ganhado cada vez mais destaque nos debates internacionais, nas políticas públicas e nas produções acadêmicas e científicas. As ações institucionais e legais são resultados de muita luta por parte das associações, da academia e das pessoas autistas e com deficiência, visando garantir seus direitos constitucionais e promover políticas e práticas que sustentem um sistema de ensino de qualidade para todos. A escola, que provavelmente se torna a segunda instituição socializadora para essas crianças, desempenha um papel político, social, cultural e educacional importante em suas vidas. A instituição pode participar e contribuir, juntamente com a família, na formação desses sujeitos. Este trabalho teve como objetivo, por meio de uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e uma abordagem psicanalítica, interrogar os processos educacionais, investigar e analisar as tendências das pesquisas em relação à inclusão de crianças autistas no contexto da Educação Pública. Buscamos, assim, problematizar, a partir do campo circunscrito, as consequências teóricas para a compreensão do sujeito autista e seu papel na instituição escolar, bem como os possíveis embaraços que se materializam nos aspectos normativos, nas produções científicas e, consequentemente, no cotidiano escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleInclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobápt_BR
dc.contributor.refereeDiniz, Margarethpt_BR
dc.contributor.refereeVorcaro, Angela Maria Resendept_BR
dc.description.abstractenDiscussions and approaches about Autism have been increasingly discussed and have gained support in international debates, public policies, and academic and scientific productions. Institutionalized and legal actions have been the result of a lot of struggles by associations, academia, and autistic individuals and those with disabilities to guarantee their constitutional rights and promote policies and practices that support a quality education system for all. The school, which will possibly become the second socializing institution for these children, plays a political, social, cultural, and educational role in their lives. The institution can participate in and build, together with the family, the development of these individuals. The present work aimed, through qualitative research, using as methodological procedure the bibliographical research and a psychoanalytic reading to interrogate the educational processes, investigate and analyze the research trends regarding the inclusion of autistic children in the context of Public Education. Thus, we sought to tense, from the circumscription of the field, the theoretical consequences for the understanding of the autistic subject and what it represents in the school institution, as well as the possible difficulties that materialize in normative scopes, scientific productions, and, consequently, in daily school life.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_InclusãoSujeitosAutistas.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons