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Título: Gestão do conhecimento como estratégia para a sustentabilidade de uma incubadora tecnológica de cooperativas populares.
Autor(es): Alves, Aline Mara Soares
Orientador(es): Pereira, Alana Deusilan Sester
Alves, Jean Carlos Machado
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP
Sustentabilidade
Framework - arquivo de computador
Data do documento: 2023
Membros da banca: Pereira, Alana Deusilan Sester
Alves, Jean Carlos Machado
Morais, Isabela Carvalho de
Andrade, Emmanuel Paiva de
Referência: ALVES, Aline Mara Soares. Gestão do conhecimento como estratégia para a sustentabilidade de uma incubadora tecnológica de cooperativas populares. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2023.
Resumo: O conhecimento possibilita às organizações a definição de estratégias em busca de sua sobrevivência. Buscando ações que visem a sustentabilidade, as organizações, bem como incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs), precisam definir estratégias para propiciar o aperfeiçoamento e a incorporação do conhecimento à cultura organizacional. As ITCPs inseridas no contexto de instituições de ensino superior (IESs), são vistas como uma forma de aplicação da extensão universitária que combina esforços individuais no intuito de alcançar propósitos coletivos. Assim, possuir a gestão do conhecimento (GC) como uma estratégia organizacional pode possibilitar que a ITCP saiba lidar com seus conhecimentos para alcançar seus objetivos internos e aqueles vinculados às ações de assessoria. Desse modo, esta pesquisa teve como intuito propor possíveis estratégias de GC que visem a sustentabilidade das ações de uma ITCP. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, baseado nas experiências de uma ITCP, definida na instituição a qual está inserida, como um laboratório de extensão. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: observação participante; entrevistas semiestruturadas com membros da ITCP, guiadas por roteiro; e análise documental a partir de registros disponibilizados pela ITCP. Buscou-se, por meio deste trabalho, compreender a metodologia de trabalho da ITCP e as relações que ela estabelecia, assim como identificar processos de conhecimento e práticas de GC existentes na incubadora e associadas a esses processos. Foi analisada a sustentabilidade da ITCP considerando as dimensões econômica, política, social, de gestão e de formação, o que possibilitou a identificação de problemas de conhecimento que poderiam ser obstáculos no desenvolvimento das ações da ITCP e propensos a impactar a sustentabilidade da incubadora, além de atingir aqueles apoiados por ela. Assim, entendendo esses problemas, foram sugeridas ações voltadas ao conhecimento considerando o contexto da ITCP estudada e as estratégias existentes. Por fim, foi proposto um framework de GC adaptado da teoria que visou incluir aspectos considerados relevantes pelos membros da incubadora, que foram expostos nas entrevistas, unindo a essa construção as reflexões estabelecidas quanto ao conhecimento e à sustentabilidade. Ademais, este estudo teve por intuito contribuir com a teoria de GC relacionando a estrutura organizacional de uma ITCP, sua sustentabilidade e os preceitos da filosofia que embasam suas ações, com os conhecimentos existentes e desafios a serem enfrentados quanto ao conhecimento e a continuidade de suas ações.
Resumo em outra língua: Knowledge enables organizations to define strategies in search of their survival. Seeking actions aimed at sustainability, organizations, as well as technology incubators of popular cooperatives (TIPCs), need to define strategies to promote the improvement and incorporation of knowledge into the organizational culture. The TIPCs inserted in the context of higher education institutions (HEIs) are seen as a way of applying university extension that combines individual efforts in order to achieve collective purposes. Thus, having knowledge management (KM) as an organizational strategy can enable TIPC to know how to deal with its knowledge to achieve its internal objectives and those linked to advisory actions. Thus, this research aimed to propose possible KM strategies aimed at the sustainability of the actions of an TIPC. For that, a case study was carried out, based on the experiences of an TIPC, defined in the institution in which it operates, as an extension laboratory. The following data collection techniques were used: participant observation; semi-structured interviews with TIPC members, guided by a script; and document analysis based on records made available by TIPC. This work sought to understand TIPCs work methodology and the relationships it established, as well as to identify knowledge processes and KM practices existing in the incubator and associated with these processes. TIPC’s sustainability was analyzed considering the economic, political, social, management and training dimensions, which made it possible to identify knowledge problems that could be obstacles in the development of TIPC actions and likely to impact the sustainability of the incubator, in addition to to reach those supported by it. Thus, understanding these problems, actions aimed at knowledge were suggested considering the context of the TIPC studied and the existing strategies. Finally, a KM framework adapted from the theory was proposed, which aimed to include aspects considered relevant by the incubator members, which were exposed in the interviews, joining this construction with the established reflections regarding knowledge and sustainability. Furthermore, this study aimed to contribute to the theory of KM by relating the organizational structure of an TIPC, its sustainability and the precepts of the philosophy that underlie its actions, with the existing knowledge and challenges to be faced regarding the knowledge and continuity of its actions.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16734
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/05/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado (Dissertações)

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