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dc.contributor.advisorMendonça, Felipe Viero Kolinski Machadopt_BR
dc.contributor.authorSales, Giulian Pereira de-
dc.date.accessioned2023-05-04T19:25:57Z-
dc.date.available2023-05-04T19:25:57Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationSALES, Giulian Pereira de. Afetos possíveis: circuitos afetivos em torno de personagens travestis negras em “Segunda Chamada” e “Manhãs de Setembro”. 170 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16520-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário de violência contra LGBTI+ no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo entender quais são os afetos possíveis para travestis negras em uma sociedade estruturada por normas cisheterosexuais brancas. Por meio de uma análise crítica das interações das personagens Natasha, vivida por Lina Pereira, em “Segunda Chamada”, e Cassandra, vivida por Liniker, em “Manhãs de Setembro”, a pesquisa debate o papel pedagógico da mídia, tentando compreender se as personagens vivenciam, em suas narrativas, possibilidades afetivas que superem os dados de violência e morte que apontam as pesquisas realizadas pela ANTRA. A pesquisa utiliza-se do conceito de afetos estipulada por Baruch Spinoza (2007) e, posteriormente, trabalhada por Deleuze e Guattari (1992), Denilson Lopes (2004), Simone Cagnin (2008), Sara Ahmed (2015), Vladimir Satafle (2021) e outros pesquisadores. Ao perceber a obra de arte como um mundo de afetos, verificou-se que as séries acionam diferentes encontros de corpos e fazem reflexões e tensionamentos em torno de afetos das personagens em cenas, o que evidenciou os diferentes sistemas de subordinação que atravessam os corpos de Natasha e Cassandra. A pesquisa aprofundou-se na Teoria Queer, trazendo pensamentos em torno de Michael Warner (1993), Teresa de Lauretis (1987), Guacira Lopes Louro (2000), Eve Sedgwick (2007), Paul Preciado (2009), Guy Hocquenghem (2009), Monique Wittig (2010) e outros. Acionou-se, ainda, a interseccionalidade proposta por Kimberlé Crenshaw (1989), fazendo leituras a partir de Sueli Carneiro (2011), Jota Mombaça (2015), Achille Mbembe (2018), Lélia González (2020), bell hooks (2021), Cida Bento (2022) e Gevanilda Santos (2022). Por fim, foi necessário trazer a perspectiva decolonial a partir de Homi Bhabha (1998), Nelson Maldonado-Torres (2019), Walter Mignolo (2019). Para analisar as cenas, foi elaborado um protocolo analítico adaptado a partir de Felipe Viero Kolinski Machado (2022). Foi selecionada uma cena por episódio, pensando no momento de clímax do capítulo. A partir desse material, foi realizada uma análise crítica, em diálogo com os arcabouços teóricos listados. Compreendeu-se que a presença de Cassandra e Natasha diferem-se em muitos aspectos. Enquanto Cassandra proporciona uma reflexão em torno de circuitos afetivos, tensionando outras formas de promover encontros com corpos de travestis negras, Natasha oferece uma espetacularização das dores e violências sofridas por travestis negras no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAfeto - psicologiapt_BR
dc.subjectTravestispt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.titleAfetos possíveis : circuitos afetivos em torno de personagens travestis negras em “Segunda Chamada” e “Manhãs de Setembro”.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeMendonça, Felipe Viero Kolinski Machadopt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Pâmela Guimarães dapt_BR
dc.contributor.refereeCarrera, Fernanda Ariane Silvapt_BR
dc.description.abstractenIn a scenario of violence against LGBTI+ in Brazil, this research aims to understand what are the possible affections for black transvestites in a society structured by white cisheterosexual norms. Through a critical analysis of the interactions of the characters Natasha, played by Lina Pereira, in “Segunda Chamada”, and Cassandra, played by Liniker, in “Manhãs de Setembro”, the research debates the pedagogical role of the media, trying to understand if the characters experience, in their narratives, affective possibilities that go beyond the data of violence and death that point out the research carried out by ANTRA. The research uses the concept of affections stipulated by Baruch Spinoza (2007) and later worked by Deleuze and Guattari (1992), Denilson Lopes (2004), Simone Cagnin (2008), Sara Ahmed (2015), Vladimir Satafle ( 2021) and other researchers. By perceiving the work of art as a world of affections, it was verified that the series trigger different encounters of bodies and make reflections and tensions around the affections of the characters in scenes, which evidenced the different systems of subordination that cross the bodies of Natasha and Cassandra. The research went deeper into Queer Theory, bringing thoughts around Michael Warner (1993), Teresa de Lauretis (1987), Guacira Lopes Louro (2000), Eve Sedgwick (2007), Paul Preciado (2009), Guy Hocquenghem (2009 ), Monique Wittig (2010) and others. The intersectionality proposed by Kimberlé Crenshaw (1989) was also activated, making readings from Sueli Carneiro (2011), Jota Mombaça (2015), Achille Mbembe (2018), Lélia González (2020), bell hooks (2021) , Cida Bento (2022) and Gevanilda Santos (2022). Finally, it was necessary to bring the decolonial perspective from Homi Bhabha (1998), Nelson Maldonado-Torres (2019), Walter Mignolo (2019). To analyze the scenes, an analytical protocol adapted from Felipe Viero Kolinski Machado (2022) was developed. One scene per episode was selected, thinking about the climax of the chapter. From this material, a critical analysis was carried out, in dialogue with the listed theoretical frameworks. It was understood that the presence of Cassandra and Natasha differ in many aspects. While Cassandra provides a reflection around affective circuits, stressing other ways of promoting encounters with the bodies of black transvestites, Natasha offers a spectacularization of the pain and violence suffered by black transvestites in Brazil.pt_BR
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