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dc.contributor.advisorMendonça, Felipe Viero Kolinski Machadopt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Matheus Antonio-
dc.date.accessioned2023-05-02T18:40:46Z-
dc.date.available2023-05-02T18:40:46Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Matheus Antonio. Beijo com paixão, crime com castigo: possibilidades de afeto gay em telenovelas da TV Globo. 2023, 173 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16496-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa discute as possibilidades do afeto homossexual a partir das cenas de beijo entre personagens masculinos exibidas em produtos teledramatúrgicos produzidos pela TV Globo, reunindo discussões de gênero, sexualidades e masculinidades em uma lógica heteronormativa. Analisaremos 17 cenas de beijos gays, exibidas em 16 produções teledramatúrgicas. Buscamos compreender, o contexto na trama em que as personagens estão inseridas, os conflitos e as formas de opressão impostas a cada uma delas, assim como o perfil e as condições necessários para que o beijo seja possível. No primeiro capítulo apresentamos os estudos de gênero e sexualidade, ancorados nas proposições de Butler (2002;2012;2020), Lauretis (1994), Rubin (2017) sobre as dinâmicas de poder que regulam gênero e sexo na sociedade, também exploramos o desejo homossexual a partir de Hocqhenghem (2009) e Preciado (2009), assim como a lógica heteronormativa e masculinidades a partir de Connell (2013;2015;2016) e Machado (2017). No segundo capítulo trataremos da teoria afetiva apoiados em Espinosa (2015), Deleuze e Guattari (1991) e Freud (1967), encarando os afetos como uma relação de interação entre o corpo e o mundo, assim como parte da psique humana. Trataremos do gênero televisivo telenovela, seu papel de lugar de disputas pela produção e criação de sentidos e identidades a partir de Lopes (2002;2003;2004), e da inserção da temática da homossexualidade nos produtos teledramatúrgicos a partir de Peret (2005), Colling (2007) e Silva (2015). No terceiro capítulo apresentamos a metodologia adotada nesta pesquisa, e a partir perspectivas teóricas de Kellner (2001) propomos uma análise crítica cultural da mídia. Também apresentaremos o mapeamento das cenas de beijo LGBTQI+ realizado para a compor o corpus de análise. No quarto capítulo, realizaremos o trabalho de análise proposto para as 17 cenas. Acionaremos teóricos que dialoguem com os temas tratados, realizando uma discussão em torno dos temas identificados. Através dos dados referentes às cenas de beijo colhidos durante o trabalho de análise, observamos que prevalecem cenas que utilizam do amor romântico, do casamento ou relação análoga ao casamento, da restrição a espaços privados e do contexto de happy ending como respaldo para o beijo acontecer, assim como prevalecem as personagens brancas, jovens, de classe média ou alta e heteronormativas. Ao fim, realizaremos considerações sobre o trabalho de forma abrangente, e acerca dos dados apresentados, suas implicações, e demonstrando o potencial para futuras pesquisas contido no tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMinorias sexuaispt_BR
dc.subjectAfeto - psicologiapt_BR
dc.subjectTelevisão - programaspt_BR
dc.subjectTelenovelas - Brasil - história e críticapt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.titleBeijo com paixão, crime com castigo : possibilidades de afeto gay em telenovelas da TV Globo.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeMendonça, Felipe Viero Kolinski Machadopt_BR
dc.contributor.refereeHomrich, Lalo Nopespt_BR
dc.contributor.refereeRodrigues, André Iriburept_BR
dc.description.abstractenThis research discusses the possibilities of homosexual affection based on kissing scenes between male characters shown in television drama products produced by TV Globo, bringing discussions of gender, sexualities and masculinities in a heteronormative logic. It will be analyzed 17 scenes of gay kissing, shown in 16 television drama productions. It is seek to understand the context in the plot in which the characters are inserted, the conflicts and forms of oppression imposed on each of them, as well as the profile and conditions necessary for the kiss to be possible. In the first chapter we present the studies of gender and sexuality, anchored in the propositions of Butler (2002;2012;2020), Lauretis (1994), Rubin (2017) on the dynamics of power that regulate gender and sex in society, we also explore the homosexual desire from Hocqhenghem (2009) and Preciado (2009), as well as the heteronormative logic and masculinities from Connell (2013;2015;2016) and Machado (2017). In the second chapter we will deal with the affective theory supported by Espinosa (2015), Deleuze and Guattari (1991) and Freud (1967), viewing affects as an interaction relationship between the body and the world, as well as part of the human psyche. It will be dealt with the telenovela television genre, its role as a place of disputes for the production and creation of meanings and identities from De Lopes (2002;2003;2004), and the insertion of the theme of homosexuality in tele dramaturgical products from Peret (2005), Colling (2007) and Silva (2015). In the third chapter we present the methodology adopted in this research, and from theoretical perspectives of Kellner (2001) we propose a critical cultural analysis of the media. We will also present the mapping of LGBTQI+ kissing scenes carried out to compose the analysis corpus. In the fourth chapter, we will carry out the proposed analysis work for the 17 scenes. We will engage theorists who dialogue with the topics addressed, holding a discussion around the identified topics. Through the data referring to the kissing scenes collected during the analysis work, we observed that scenes that use romantic love, marriage or a similar relationship to marriage, restriction to private spaces and the context of happy ending as a support for the kiss to happen prevail, just as white, young, middle – or upper – class, and heteronormative characters prevail. In the end, it will be carried out considerations about the work in a comprehensive way, and about the data presented, their implications, and demonstrating the potential for future research contained in the theme.pt_BR
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