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Título: Histórias de práticas de leitura de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos.
Autor(es): Silva, Luanna Amorim Vieira da
Orientador(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Klinke, Karina
Palavras-chave: Letramento
Professores - formação
Alfabetização de adultos
Data do documento: 2021
Membros da banca: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Klinke, Karina
Jorge, Liliane dos Santos
Marcelino, Mical de Melo
Referência: SILVA, Luanna Amorim Vieira da. Histórias de práticas de leitura de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: O tema da pesquisa é a trajetória de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos a partir suas memórias de práticas de leitura. A investigação caracteriza-se enquanto pesquisa narrativa e tem como proposta metodológica as narrativas dessa profissional como forma de produção dos relatos biográficos. A escolha da abordagem qualitativa considerou o universo de significados construído pelas memórias narradas sobre as práticas de leitura de Sílvia, de modo que o passado recordado também pôde ser reinventado por meio da compreensão dessa trajetória. Por meio das narrativas produzidas pela alfabetizadora, observei os ambientes que favoreceram essas práticas de leitura, os fatores para a continuidade e a descontinuidade dessas práticas e a socialização das experiências de leitura. Não se trata de produzir ou encontrar verdades, mas de compreender como uma alfabetizadora da EJA tece percepções a partir da reconstituição de suas memórias de práticas de leitura em sua trajetória. Conhecer o universo da memória individual possibilita também entender alguns sentidos da memória coletiva, pois a polissemia dessas memórias produz novos sentidos sobre a docência na EJA. O resultado desta pesquisa é a compreensão de que a atuação na educação de jovens e adultos diversifica e intensifica as práticas de leitura do docente em seu envolvimento com as necessidades de letramento de seus discentes, o que proporciona a mobilização de novas práticas e a reorganização da capacidade leitora do indivíduo. Concluiu-se, com esta investigação, que a narrativa de memórias revisitadas pode implicar a compreensão de aspectos da identidade docente e remeter ao aprimoramento das práticas de leitura desenvolvidas com a Educação de Jovens e Adultos. A relevância desta pesquisa narrativa está exatamente em seu potencial de reflexão sobre a identidade docente, o que torna o revisitar memórias um aprimoramento para a prática docente.
Resumo em outra língua: The research theme is the trajectory of a literacy teacher in the education of young people and adults based on this teacher’s memories of reading practices. The research is characterized as narrative and has as its methodological proposal the narratives of the literacy teacher as a form of production of biographical reports. The choice of the qualitative approach took into account the universe of meanings built by the memories narrated about the reading practices of Sílvia - the literacy teacher - so that the remembered past could also be reinvented through the understanding of her trajectory. Through the narratives produced by the literacy teacher, it was possible to observe the environments that favored these reading practices, the factors for continuity and discontinuity of these practices, and the socialization of reading experiences. This is not about producing or finding truths, but about understanding how the education of young people and adults (EJA) weaves perceptions from the reconstitution of her memories and of reading practices in her own trajectory. Knowing the universe of an individual memory also enables us to understand some meanings about the collective memory, because the polysemy of these memories produces new meanings about teaching at EJA. The result of this research is the understanding that working in the education of young people and adults diversifies and intensifies the reading practices for this teacher in her engagement with the literacy needs of her students, which provides the mobilization of new practices and the reorganization of the individual’s reading capacity. The conclusion of this research is that the narrative of revisited memories can imply in the understanding of aspects of the teacher's identity of reading practices developed at the education of young people and adults. The relevance of this narrative research consists exactly in its potential of reflection about the teaching identity, which makes revisiting memories as a tool to improve the teaching techniques.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16403
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