Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16264
Título: A metodologia das produções narrativas na pedagogia da alternância : contribuições para o projeto profissional do jovem.
Título(s) alternativo(s): The narrative productions methodology in the pedagogy of alternation : contributions to the professional project of the youth.
Autor(es): Santos, Marcelo Loures dos
Carvalho, Eduarda Santos de Oliveira
Palavras-chave: Educação do campo
Data do documento: 2021
Referência: SANTOS, M. L. dos; CARVALHO, E. S. O. A metodologia das produções narrativas na pedagogia da alternância : contribuições para o projeto profissional do jovem. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 6, 2021. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11937>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: O presente trabalho busca avaliar as contribuições de uma Escola Família Agrícola de Minas Gerais para a formação técnica de seus estudantes. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas semiestruturadas com 05 (cinco) estudantes sobre sua trajetória de vida e estudantil, além de entrevistas de avaliação com os estudantes participantes e uma professora da instituição sobre o desenvolvimento do Projeto Profissional do Jovem na EFA. O artigo tem como marco teórico-metodológico a Metodologia das Produções Narrativas. Os resultados sugerem aproximação entre a proposta da Metodologia das Produções Narrativas com os referenciais da pedagogia da alternância utilizados pelas EFAs; a importância das Escolas Famílias Agrícola para uma educação contextualizada para os povos do campo e as dificuldades enfrentadas pelos egressos para a implementação dos Projetos Profissionais do Jovem.
Resumo em outra língua: The present work aims to assess the contributions of an Agricultural Family School - EFA in Minas Gerais to the formation of its students. To do so, semi-structured narrative interviews were carried out with five students on their life and student trajectory, besides evaluation interviews on the development of the Youth Professional Project at the EFA with the participant students and a teacher from the institution. The paper has as theoretical-methodological framework the Methodology of Narrative Productions. The results suggest approximation between the proposal of the Methodology of Narrative Productions and references from the pedagogy of alternation used by the EFAs; the importance of Agricultural Family Schools for a contextualized education to the rural people and the difficulties faced by the alumni to the implementation of the Youth Professional Projects.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16264
DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11937
ISSN: 2525-4863
Licença: Este conteúdo utiliza a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License Open Access. This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MetodologiaProduçõesPedagogia.pdf859,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.