Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16098
Título: Aritmética no estudo de retas e cônicas.
Autor(es): Gonçalves, Thais Ester
Ferreira, Geraldo César Gonçalves
Palavras-chave: Geometria
Fermat
Data do documento: 2021
Referência: GONÇALVES, T. E.; FERREIRA, G. C. G. Aritmética no estudo de retas e cônicas. Revista de Matemática de Ouro Preto, v. 2, p. 140-180, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/5212>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Neste trabalho aritmética e geometria são vistas em um único foco, através dos resultados obtidos por Fermat, Diofanto, Euclides, entre outros matemáticos. Nesta ligação entre a Aritmética e a Geometria, buscaremos soluções inteiras ou racionais de equações polinomiais de duas variáveis, de grau um ou dois, com coeficientes inteiros, o que neste caso é equivalente a encontrarmos pontos de coordenadas inteiras ou racionais em retas e cônicas. Como aplicação exibiremos todos os números inteiros que podem ser escritos como soma de dois quadrados e demonstraremos o último Teorema de Fermat para o caso em que n = 3.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16098
ISSN: 2237-8103
Licença: Os trabalhos publicados pelo periódico RMAT - Revista de Matemática estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: RMAT - Revista de Matemática <https://periodicos.ufop.br/rmat/about/submissions>. Acesso em: 19 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AritméticaEstudoRetas.pdf
  Restricted Access
393,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.