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Título: Práticas pedagógicas e formação docente : um estudo sobre a percepção de professoras que atuam no AEE nos municípios da região dos Inconfidentes em Minas Gerais.
Autor(es): Freitas, Rafaela Flávia de
Orientador(es): Franco, Marco Antônio Melo
Palavras-chave: Atendimento especializado
Professores - formação
Práticas pedagógicas
Professores - condições de trabalho
Data do documento: 2022
Membros da banca: Franco, Marco Antônio Melo
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Santiago, Mylene Cristina
Referência: FREITAS, Rafaela Flávia de. Práticas pedagógicas e formação docente: um estudo sobre a percepção de professoras que atuam no AEE nos municípios da região dos Inconfidentes em Minas Gerais. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Diversos estudos, no campo da formação docente e da inclusão educacional, têm evidenciado a precarização do trabalho docente, bem como a dificuldade que muitos docentes ainda possuem em lidar com a pessoa com deficiência. Tem-se observado que, por mais que a temática esteja em evidência há mais de 30 anos, muito ainda há que se fazer. Nesse sentido, o estudo aqui desenvolvido buscou analisar as percepções de professoras do atendimento educacional especializado (AEE), dos municípios da região dos Inconfidentes – Minas Gerais, sobre as relações entre a formação docente e o desenvolvimento de práticas no processo de ensino e aprendizagem do público-alvo da educação especial (PAEE). Para desenvolver a pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. Inicialmente e como forma de melhor identificar as discussões recentes sobre a temática investigada, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a coleta de dados a escolha foi pela realização de entrevistas semiestruturadas com as participantes. Fazem parte da pesquisa professoras do AEE da Região dos Inconfidentes, que compreende os municípios de Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca. Inicialmente foram contatadas nove professoras, sendo que, após o convite para participarem da pesquisa sete aceitaram. Como perspectiva analítica dos dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa revelaram que a formação docente inicial e continuada e as condições sob as quais o trabalho das professoras se desenvolve, refletem no desenvolvimento de práticas de ensino voltadas para o PAEE. Conforme a percepção das professoras entrevistadas, foi possível inferir que durante o processo formativo do profissional docente é importante que ocorra a articulação entre teoria e prática, proporcionando aos professores em formação a reflexão-ação-reflexão acerca do trabalho docente e do processo de inclusão. Além disso, as professoras evidenciaram que a prática colaborativa se apresenta como uma possibilidade para promover a formação continuada, a (re) construção de conhecimentos e contribui para o rompimento de crenças construídas a respeito do AEE.
Resumo em outra língua: Several studies, in the field of teacher formation and educational inclusion, have evidenced the precariousness of the teaching work, as well as the difficulty that many teachers still have to deal with disable people. It has been observed that, as much as the theme has been in evidence for more than 30 years, a lot of has to be done. In doing so, the study developed here sought to analyse the teachers’ especialized educational service (EES) (AEE) perceptions, from the Inconfidentes region counties – Minas Gerais, about the relations between the teaching formation and the development of practices in the teaching and learning process of the target audience of special education (TASE) (PAEE). For developing the research, it was used the qualitative approach of the research. Initially and as a way to better identify the recent discussions about the investigated theme, it was made a systematic revision of the Literature in the database of the Brazilian Digital Library of thesis and dissertations (BDTD). To collect data the choice was to do semi-structured interviews with the participants. Make part of the research teachers from AEE of Inconfidents region, who comprise the counties of Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Diogo de Vansconcelos and Acaiaca. Initialy, it was contacted 9 teachers, considering that, after an invitationto participate in the research, seven accepeted. As an analytical perspective of collected data, we used the Content Analysis. The results of the research showed that the initial and continued teaching formation and the conditions for which the teachers’ work are developed, reflect on the teaching practices development focused on PAEE. According to the perceptions of the interviewed teachers, it was possible to infer that during the formative process of the teaching professional it is important that occurs the articulation between theory and practice, providing to teachers in formation the reflection-action-reflection about teaching work and the inclusion process. In addition, the teachers evidenced that the collaborative practice is shown as a possibility to promote the continued formation, the (re) construction of knowledges and it contributes to the disruption of constructed beliefs about AEE.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16085
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Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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