Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16038
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobápt_BR
dc.contributor.authorPaes, Thalita Julma Tiburcio-
dc.date.accessioned2023-01-25T18:32:25Z-
dc.date.available2023-01-25T18:32:25Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationPAES, Thalita Julma Tiburcio. Professores de universidade pública e suas experiências extensionistas com práticas teatrais com pessoas diagnosticadas como autistas e pessoas em situação de deficiência. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16038-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute práticas teatrais extensionista com pessoas diagnosticadas como autistas e em situação de deficiência, essas desenvolvidas por professores de universidades públicas e que destacam, principalmente, possíveis efeitos educativos. Para tanto, aborda concepções sobre autismo e deficiência no campo psicanalítico, como aquelas discutidas por Mannoni (1987), Dolto (2013), Jerusalinsky (2015), Laznik, Toaut e Bursztjejn (2016), Ferreira e Vorcaro (2017) e Paula Pimenta (2018), teoria que enxerga o público aludido como sujeitos que têm sua forma de ser e estar no mundo, com limites e singularidades como qualquer outro. Este estudo, também, aborda aspectos em relação às lutas em prol da educação e da saúde. Sobre a metodologia, esta é cunho qualitativo e desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica em plataformas de buscas, com recorte temporal entre 2010 e 2020, a partir das temáticas educação, autismo, deficiência e teatro; já a coleta de dados, ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no Google Meet, com dois professores de universidades públicas, visando identificar práticas teatrais com os sujeitos da educação especial e investigar quais as principais motivações dos entrevistados ao trabalhar com o público em questão. Sendo assim, a análise dos dados coletados revelou que houve efeitos educativos nas práticas teatrais desenvolvidas tanto pelo participante A quanto pelo B. Os professores, coordenadores dos projetos, observaram que o público aludido conseguiu explorar a autonomia, a expressão corporal e oral, a concentração e o respeito em relação aos limites e desejos do próximo, além do fato de que as práticas teatrais auxiliaram em outras disciplinas de maneira interdisciplinar. Segundo as entrevistas, ainda, os bolsistas envolvidos nos projetos mostraram dificuldades em acolher, nas atividades propostas, os sujeitos com autismo e em situação de deficiência, o que exigiu adequações orientadas e supervisionadas pelos coordenadores. Os participantes A e B reforçaram, ao final, a importância da inclusão da educação especial como disciplina obrigatória nos cursos de graduação em Artes Cênicas. Esta pesquisa, portanto, leva à conclusão de que as práticas teatrais podem provocar, contribuir como ação inclusiva e promover reflexões nos espaços educativos, além de evidenciar a importância de novos estudos sobre o tema, esses com uma amostra maior e mais consistente, para que outras propostas com o público considerado especial possam surgir e gerar efeitos no campo educativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEfeito educativopt_BR
dc.titleProfessores de universidade pública e suas experiências extensionistas com práticas teatrais com pessoas diagnosticadas como autistas e pessoas em situação de deficiência.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/01/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobápt_BR
dc.contributor.refereeNeves, Inajara de Salles Vianapt_BR
dc.contributor.refereeNeves, Libéria Rodriguespt_BR
dc.description.abstractenThis work discusses extensionist theatrical practices with people diagnosed as autistic and in a situation of disability, developed by professors from public universities and that highlight possible educational effects. It addresses conceptions about autism and disability in the psychoanalytic field, such as those discussed by Mannoni (1987), Dolto (2013), Jerusalinsky (2015), Laznik, Toaut and Bursztjejn (2016), Ferreira and Vorcaro (2017) and Paula Pimenta (2018), theory that understands the mentioned target as subjects who have their own way of being in the world, with limits and unique characteristics like any other. This study also approaches aspects related to the struggle for education and health. The methodology is qualitative and was developed by using bibliographic survey on search platforms during the period between 2010 and 2020, based on themes of education, autism, disability and theater. Data collection occurred through semi-structured interviews, conducted on Google Meet, with two professors from public universities, aiming to identify theatrical practices with the subjects of special education and to investigate the main motivations of the interviewees when working with the target public. The analysis of the collected data revealed that there were educational effects in the theatrical practices developed by both participant A and B. The professors, coordinators of the project, observed that the aforementioned public managed to explore autonomy, body and oral expression, concentration and respect for the limits and desires of others, in addition to the fact that theatrical practices helped in other disciplines in an interdisciplinary way. According to the interviews, the scholarship holders involved in the projects presented difficulties in welcoming subjects with autism and in a situation of disability in the proposed activities, which required guided and supervised adaptations by the coordinators. Participants A and B reinforced, in the end, the importance of including special education as a mandatory subject in undergraduate courses in Performing Arts. This study, therefore, concluded that theatrical practices might provoke, contribute as an inclusive action and promote reflections in educational spaces, in addition to highlighting the importance of new studies on the subject, these with a larger and more consistent sample, that way other proposals with the public considered special may emerge and generate effects in the educational field.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ProfessoresUniversidadesPúblicas.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons