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Título: Contribuições sobre o livro paradidático a partir da análise do titulo "Nós' do Brasil: Estudo das Relações Étnico Raciais Brasileiras" - adaptação e incorporações das legislações antirracistas.
Autor(es): Ferreira, Vitor Emanuel Maia
Orientador(es): Roza, Luciano Magela
Palavras-chave: História - ensino
Brasil contemporâneo
Experiência afro-brasileira
Livros paradidáticos
Data do documento: 2022
Membros da banca: Roza, Luciano Magela
Fonseca, Janete Flor de Maio
Bechler, Rosiane Ribeiro
Referência: FERREIRA, Vitor Emanuel Maia. Contribuições sobre o livro paradidático a partir da análise do titulo "Nós' do Brasil: Estudo das Relações Étnico Raciais Brasileiras" - adaptação e incorporações das legislações antirracistas. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: O presente exercício pretende esquadrinhar de que maneira o livro paradidático “Nós” do Brasil: estudos das relações étnico-raciais” (2012), de Rosiane Rodrigues, publicado sob responsabilidade da Editora Moderna, dialogou com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Esse movimento se tornou complexo em seu desenvolvimento devido à natureza do objeto de pesquisa: um livro paradidático. A revisão literatura nos permitiu construir a argumentação de que este material é um ambiente especialmente interessante para a inserção e a discussão de quaisquer temas. Em seguida, apresenta-se o título em apreciação, destacando assim as relações entre autoria, coleção, obra, editora. A partir desse movimento, expôs-se parte dos capítulos que constituem o livro, o desenvolvimento argumentativo e a composição do paradidático, objeto desta pesquisa. Dando especial ênfase ao capítulo analisado. Ainda — ao selecionar como objeto de pesquisa um livro paradidático — intencionou-se sublinhar de que maneira este tipo de material, dentro de suas especificidades, vem descrevendo e dialogando ou não com a legislação temática. Após a apresentação do paradidático — e de elementos como o layout interno e externo, estilo, recursos da narrativa e da própria experiência africana e afro-brasileira neste tipo de livro —, intencionou-se, criticamente e por meio da literatura utilizada pela própria autora, abordar de que maneira certos tópicos das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004) são incorporados. Ao final deste exercício, o último capítulo desta dissertação indica que o rigor teórico e metodológico na composição deste tipo de material deve ser minuciosamente elaborado para que não se minimize questões caras à população afro-brasileira. E deste modo, que contraste com o arquétipo construído na revisão de literatura.
Resumo em outra língua: The present exercise intends to scrutinize how the paradidactic book “We” from Brazil: studies of ethnic-racial relations” (2013), by Rosiane Rodrigues, published under the responsibility of Editora Moderna, builds and describes ethnic-racial relations, especially when these take place in the Brazilian historical context. From this theme, we sought to research, critically and theoretically — based on propositions from historiography, which methodologically approaches concepts and aspects related to ethnic-racial issues - the theoretical aspects of the aforementioned paradidactic. Therefore, the legal and educational perspectives of ethnic-racial relations in the Brazilian context were initially listed, based, especially, on the enactment of Laws 10,639/03 and 11,645/08, which, as a measure, boosts the publishing market. to incorporate paradidactic books in its catalogue. Then, the title under consideration is presented, thus highlighting the relationships between authorship, collection, work, publisher. From this movement, part of the chapters that constitute the book, the argumentative development and the composition of the paradidactic, object of this research, were exposed. Still — when selecting a paradidactic book as a research object –it was intended to underline how this type of material, within its specificities, has been describing and dialoguing or not with the thematic legislation; in particular with the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. After the presentation of the paradidactic — and elements such as the internal and external layout, style, narrative resources and the African and Afro-Brazilian experience in this type of book —, it was intended, critically and through the literature used by the author herself, address how certain topics of the National Curriculum Guidelines for Education of ethnic-racial relations are incorporated. At the end of this exercise, it is indicated that paradidactic materials that address issues related to ethnic-racial relations are of great relevance for the construction of a society that deals, until today, with the consequences of racism. However, and as evidenced in the last chapter of this dissertation, the theoretical and methodological rigor in the composition of this type of material must be meticulously elaborated so as not to minimize issues dear to the current Afro-Brazilian and indigenous population.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15926
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/12/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

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