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Título : “Sério, tia, que você é a tia do meu avô?” : relações avós e netos das camadas populares e processo de alfabetização.
Autor : Moreira, Larissa Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Palabras clave : Relação avó-neto
Relação intergeracional
Relação família- escola
Educação de Jovens e Adultos
Fecha de publicación : 2022
metadata.dc.contributor.referee: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Reis, Lilian Perdigão Caixêta
Citación : MOREIRA, Larissa Souza. “Sério, tia, que você é a tia do meu avô?”: relações avós e netos das camadas populares e processo de alfabetização. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022
Resumen : A aprendizagem ao longo da vida vem sendo reconhecida como um novo pilar do envelhecimento ativo, juntamente com a melhoria das condições de saúde e com a participação em diferentes atividades. Todo esse ganho se deve, entre outros fatores, à importância que se tem dado à informação e ao conhecimento para permanecermos saudáveis e ativos socialmente. Nesse sentido, esta pesquisa está inserida no debate sobre a relação família - escola e as relações intergeracionais, trazendo contribuições relevantes para a Sociologia da Educação e a Sociologia da Família. A partir da discussão oferecida por autores clássicos e contemporâneos da Sociologia da Educação, como Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, entre outros e dos que discutem a relação avós e netos como Coutrim e Figueiredo; Cristina Dias; Rosa Azambuja, entre outros, trouxemos como questão central da investigação a seguinte indagação: qual a influência do processo de escolarização tardia dos avós cuidadores nas práticas educativas dos netos em fase de alfabetização ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental? O principal objetivo da pesquisa foi analisar a influência do processo de escolarização tardia dos avós cuidadores nas práticas educativas dos netos em fase de alfabetização ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi executada em Mariana, MG, e a metodologia seguiu a abordagem qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas observações orientadas e entrevistas com três idosos (duas mulheres e um homem) que estão cursando a sala de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos e que são responsáveis ou corresponsáveis pelos cuidados de netos. Também foram feitas entrevistas com três netos (duas meninas e um menino) que são cuidados por seus avós e que estão em alfabetização ou cursando o os primeiros anos do Ensino Fundamental I. Os depoimentos do avô e das avós e de seu/sua neto/a foram transcritos e analisados à luz da bibliografia e das anotações do caderno de campo. Os principais resultados nos mostraram que: a escola e o envolvimento com a educação impactam positivamente nos laços entre avós e netos e cria entre eles uma relação de cumplicidade e aprendizado mútuo; embora tenham baixa escolaridade, os avós transmitem valores e oferecem apoio emocional às crianças sob sua guarda e/ou cuidado, e isso se reflete no desempenho escolar das crianças; as crianças se mostram animadas e prontas para ajudarem os avós nas atividades escolares, caso seja necessário, e há uma troca de conhecimento e de elogios em torno dos cadernos, da escrita, dos desenhos e outras atividades e materiais escolares. Assim sendo, torna-se necessário que sejam criadas e fortalecidas políticas públicas que consolidem condições para que cada vez mais idosos realizem o sonho de voltar a estudar, pois os benefícios da aprendizagem vão muito além da satisfação própria, atravessando gerações e impactando na vida dos netos.
metadata.dc.description.abstracten: Lifelong learning has been recognized as a new pillar of active aging, along with improving health conditions and participating in different activities. All this gain is due, among other factors, to the importance given to information and knowledge to remain healthy and socially active. In this sense, this research is part of the debate on the family-school relationship and intergenerational relationships, bringing relevant contributions to the Sociology of Education and the Sociology of the Family. Based on the discussion offered by classic and contemporary authors of the Sociology of Education, such as Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, among others, and those who discuss the relationship between grandparents and grandchildren, such as Coutrim and Figueiredo; Cristina Dias; Rosa Azambuja, among others, brought up the following question as the central question of the investigation: what is the influence of the late schooling process of caregiver grandparents on the educational practices of grandchildren in the literacy phase or in the early grades of Elementary School? The main objective of the research was to analyze the influence of the late schooling process of caregiver grandparents in the educational practices of grandchildren in the literacy phase or in the initial grades of Elementary School. The investigation was carried out in Mariana, MG, and the methodology followed a qualitative approach. In addition to the bibliographic research, guided observations and interviews were carried out with three elderly people (two women and one man) who are attending the literacy room of Youth and Adult Education and who are responsible or co-responsible for the care of grandchildren. Interviews were also carried out with three grandchildren (two girls and a boy) who are cared for by their grandparents and who are in literacy or attending the first years of Elementary School I. a were transcribed and analyzed in the light of the bibliography and field notebook notes. The main results showed us that: the school and the involvement with education positively impact the bonds between grandparents and grandchildren and create between them a relationship of complicity and mutual learning; although they have low schooling, grandparents transmit values and offer emotional support to the children in their custody and/or care, and this is reflected in the children's school performance; the children are excited and ready to help their grandparents with school activities, if necessary, and there is an exchange of knowledge and praise around notebooks, writing, drawings and other activities and school materials. Therefore, it is necessary to create and strengthen public policies that consolidate conditions for more and more elderly people to realize their dream of going back to school, as the benefits of learning go far beyond self-satisfaction, crossing generations and impacting the lives of the elderly grandchildren.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15818
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/11/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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