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dc.contributor.advisorLana, Milene Sabinopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Larissa Regina Costa-
dc.date.accessioned2022-10-31T20:17:33Z-
dc.date.available2022-10-31T20:17:33Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationSILVEIRA, Larissa Regina Costa. Proposta de sistema de análise de risco para queda de blocos em taludes rodoviários. 2022. 170 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15709-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractTem sido uma tendência na engenharia geotécnica o tratamento de problemas típicos da área, como aqueles relacionados à estabilidade de escavações em geral, com uma abordagem voltada para análise e gestão de riscos, utilizando preferencialmente sistemas quantitativos. Esta pesquisa apresenta uma proposta de um sistema quantitativo para análise de risco de queda de blocos com foco em taludes rodoviários, onde a classificação de risco é dada por uma matriz que relaciona a probabilidade (Likelihood) de queda de blocos e a consequência desse evento. A consequência leva em consideração a chance do bloco atingir a rodovia (consequência A) e a chance de causar acidentes (consequência B). Tanto a probabilidade quanto a consequência A são calculadas por meio de equações, cujos valores são classificados em alto, médio (zona de transição) ou baixo de acordo com a região dos respectivos gráficos dos modelos em que esses valores são plotados. Essas equações e gráficos destes modelos foram gerados utilizando Análise de Agrupamento, Análise de Componentes Principais, Análise Discriminante e Elipses de Confiança, que são técnicas de estatística multivariada. O modelo de probabilidade gerado apresentou taxa de erro igual a 9,1%, enquanto a taxa de erro média quando o modelo foi testado em 31 diferentes amostras foi de 9,5%. O modelo de consequência A apresentou taxa de erro igual a 1,5%, enquanto a taxa de erro média quando o modelo foi testado em 31 diferentes amostras foi de 2,2%. O modelo de Consequência B é baseado em análise direta dos parâmetros, visto que o banco de dados reservado para a Consequência B não era adequado para aplicação de estatística multivariada e apenas dois parâmetros foram avaliados. O banco de dados geral utilizado nesta pesquisa possui mais de 200 taludes e as principais variáveis consideradas são os parâmetros tradicionalmente utilizados nas classificações de perigo e risco de taludes de rodovias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectBlocos de concreto - queda de blocospt_BR
dc.subjectTaludes - mecânica do solo - taludes rodoviáriospt_BR
dc.subjectEstatística - estatística multivariadapt_BR
dc.subjectEngenharia geotécnica - risco geotécnicopt_BR
dc.titleProposta de sistema de análise de risco para queda de blocos em taludes rodoviários.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeLana, Milene Sabinopt_BR
dc.contributor.refereeSantos, Tatiana Barreto dospt_BR
dc.contributor.refereeAlameda Hernández, Pedro Manuelpt_BR
dc.contributor.refereeKlen, André Monteiropt_BR
dc.contributor.refereeCharbel, Paulo Andrépt_BR
dc.description.abstractenIt has been a trend in geotechnical engineering to manage typical problems, such as those related to the stability of excavations, with an approach focused on risk analysis and management, preferably using quantitative systems. This research presents a quantitative rockfall risk analysis system, focusing on highway rock slopes, where the risk classification is given by a matrix that relates the rockfall probability (Likelihood) and its consequences. The consequence takes into account the chance of the block reach the highway (consequence A) and the chance of causing accidents (consequence B). Both probability and consequence A are calculated using equations, whose values are classified as high, medium (transition zone) or low according to the respective model graphs. These equations and graphs of these models were generated using Cluster Analysis, Principal Component Analysis, Discriminant Analysis and Confidence Ellipses, which are multivariate statistical techniques. The generated probability model presented an error rate equal to 9.1%, while the average error rate when the model was tested on 31 different samples was 9.5%. Consequence model A presented an error rate equal to 1.5%, while the average error rate when the model was tested on 31 different samples was 2.2%. The Consequence B model is based on direct analysis of the parameters, since the database was not suitable for the application of multivariate statistics and only two parameters were evaluated. The database used in this research has more than 200 slopes and the main variables considered are the parameters traditionally used in the hazard and risk classification of highway slopes.pt_BR
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