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Título: Alfabetização de crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental: saberes e fazeres pedagógicos de professoras das redes pública e privada do município de Mariana/MG.
Autor(es): Santos, Carine Soares dos
Orientador(es): Franco, Marco Antônio Melo
Palavras-chave: Alfabetização - Mariana - Minas Gerais
Professores alfabetizadores - Minas Gerais
Prática docente
Relação teoria-prática
Data do documento: 2020
Membros da banca: Franco, Marco Antônio Melo
Jorge, Gláucia Maria dos Santos
Santiago, Mylene Cristina
Referência: SANTOS, Carine Soares dos. Alfabetização de crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental: saberes e fazeres pedagógicos de professoras das redes pública e privada do município de Mariana/MG. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Pensar a prática do professor alfabetizador e o processo de aquisição do sistema de escrita pelo aluno tem sido um desafio constante, particularmente na contemporaneidade, Nesse caso, as ações do professor alfabetizador devem mobilizar conhecimentos e estratégias que melhor respondam às necessidades e demandas dos alunos. Considerando essa perspectiva, este estudo tem por objetivo analisar como as bases teórico-metodológicas, que fundamentam a alfabetização, se manifestam nas percepções e nas práticas de professoras do 1o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares no município de Mariana, Minas Gerais. Para realizar a pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa e instrumentos como a entrevista semiestruturada e observações em campo. Participaram da pesquisa duas professoras, sendo uma de escola da rede particular e outra de escola da rede pública de ensino da cidade de Mariana/ MG. A análise dos dados foi organizada em duas etapas: na primeira, buscamos analisar as respostas das professoras às entrevistas como forma de compreender as percepções que possuem sobre o processo de alfabetização e o seu planejamento e organização do trabalho em sala de aula. Na segunda, buscamos apresentar práticas alfabetizadoras desenvolvidas pelas professoras a fim de compreendermos como as bases teórico-metodológicas do campo da alfabetização se manifestavam. Os resultados nos evidenciam que na fala das professoras os conceitos sobre a alfabetização não aparecem de forma clara demonstrando pouco domínio teórico no exercício de suas práticas. Por outro lado, ao observarmos as práticas, foi possível identificar a manifestação de determinadas bases teóricas no planejamento e na sua execução. Os dados nos levam a considerar que as práticas realizadas pelas professoras, de alguma forma, revelam a utilização de bases teórico-metodológicas da alfabetização, porém, as docentes não evidenciam clareza ou domínio ao falarem sobre as suas concepções. Tais resultados nos permitem considerar que as práticas, muitas vezes, se dão de maneira mecânica e pouco reflexiva, se apoiando em materiais prontos que consideram muito mais a perspectiva do ensino do que a aprendizagem dos alunos.
Resumo em outra língua: Thinking about the practice of literacy teaching and the process of acquiring the writing system by the student has been a constant challenge. Particularly in contemporary times. In this case, the actions of the literacy teacher should mobilize the knowledge and strategies that best respond to the needs and demands of the students. Considering this perspective, this study aims to analyze how the theoretical and methodological bases, which underlie literacy, appear in the perceptions and practices of teachers of the 1st year of elementary school in public and private schools in the city of Mariana, Minas Gerais. To carry out the research, we used the qualitative approach and instruments such as semi-structured interviews and field observations. Two teachers participated in this research, one from a private school and the other from a public school in the city of Mariana / MG. The data analysis was organized in two stages: In the first, we sought to analyze the teachers' responses to the interviews as a way of understanding their perceptions about the literacy process and their planning and organization of work in the classroom. In the second, we seek to present literacy practices developed by teachers in order to understand how the theoretical and methodological bases of the literacy field were expressed. The results show us that in the teachers' speech, the concepts of literacy do not appear clearly, showing little theoretical domain in the exercise of their practices. On the other hand, when observing the practices, it was possible to identify the manifestation of certain theoretical bases in the planning and its execution. The data lead us to consider that the practices carried out by teachers, in some way, reveal the use of theoretical and methodological bases of literacy, however, teachers do not show clarity or mastery when talking about their conceptions. Such results allow us to consider that the practices, often, take place in a mechanical and not very reflective way, based on ready materials that consider the teaching perspective much more than the students' learning.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15193
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