Da beleza ao horror, da ditadura à resistência : a ressignificação de paisagens em Postcards from Brazil.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo investiga a obra Postcards from Brazil, realizada em 2016
por Gilvan Barreto, na qual fotografias de paisagens difundidas durante
a ditadura civil-militar brasileira são transformadas em cartões-postais
que, retalhados, passam a referenciar assassinatos ocorridos nos locais
retratados. Busca-se, aqui, apreender de que forma a ressignificação
dessas imagens visa o passado autoritário sob a ótica da reconstrução
da verdade e da memória sobre a violência ditatorial. O artigo reflete
sobre a noção de paisagem, inclusive no que diz respeito
à sua
constituição histórica. Em seguida, analisa como o artista a subverte em
seus predicados imaginados na medida em que inscreve os crimes no
espaço, dando visibilidade aos horrores da ditadura, em um mecanismo
de resistência voltado para as vítimas, então eternizadas nos vazios
impostos à paisagem.
Descrição
Palavras-chave
Fotografia, Memória, Photography, Memory
Citação
SANTOS, A. C. L.; VIELA, I. de S. Da beleza ao horror, da ditadura à resistência: a ressignificação de paisagens em postcards from Brazil. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 421-447, maio 2022. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21011>. Acesso em: 24 maio 2022.