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dc.contributor.advisorJardilino, José Rubens Limapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Wander Luís-
dc.date.accessioned2022-06-22T21:31:38Z-
dc.date.available2022-06-22T21:31:38Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Wander Luís. A formação inicial de professores (as) de Educação Física e a inclusão de alunos (as) com deficiência no ensino regular: o currículo e a formação nas universidades públicas de Minas Gerais. 2022. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15011-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa decorre da preocupação com a formação inicial de professores(as) de Educação Física para atuar com alunos(as) com deficiência. O trabalho procura responder se os cursos de formação de Educação Física das universidades públicas de Minas Gerais estão formando os(as) futuros(as) professores(as) para o trabalho com alunos(as) com deficiência. Para isso, definimos, como objetivo geral,a análise das propostas curriculares dos cursos de formação inicial de professores(as) de Educação Física, numa perspectiva de inclusão de alunos(as) com deficiência no ensino regular. A pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e foram constituídas, como lócus de investigação, as universidades públicas do Estado de Minas Gerais. Os critérios utilizados para a escolha das instituições participantes foram que ofertassem cursos de licenciatura em Educação Física, que estivessem localizadas no Estado de Minas Gerais e que pertencessem ao sistema público de ensino. Os dados foram construídos, inicialmente, a partir de um levantamento da legislação com o intuito de conhecer os documentos que regulamentam a formação de professores(as), em especial a formação de professores(as) de Educação Física nos cursos de licenciatura, como projetos políticos pedagógicos, matrizes curriculares e ementas dos cursos de formação de professores(as) de Educação Física. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e foram analisados com base no método análise de conteúdo, conforme orientado por Bardin (2009). Os achados da pesquisa revelam que as universidades públicas do Estado de Minas Gerais, por meio dos cursos de formação de professores(as) de Educação Física, incluem, em suas propostas curriculares, disciplinas e/ou conteúdos sobre educação especial e/ou inclusão de alunos(as) com deficiência ou inclusão escolar, mas ainda centram a questão da deficiência a uma perspectiva tradicional de atribuir as características intrínsecas da deficiência às dificuldades de sua escolarização, o que leva esses(as) professores(as) a uma postura de treinamento para esportes adaptados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleA formação inicial de professores (as) de Educação Física e a inclusão de alunos (as) com deficiência no ensino regular : o currículo e a formação nas universidades públicas de Minas Gerais.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeJardilino, José Rubens Limapt_BR
dc.contributor.refereeUngheri, Bruno Ocellipt_BR
dc.contributor.refereeRhâme, Mônicapt_BR
dc.description.abstractenThis research stems from the concern with the initial training of Physical Education teachers to work with students with disabilities. In view of the above situation, this work seeks to answer the question whether the Physical Education training courses of the public universities of Minas Gerais are training future teachers to work with students with disabilities. For this, we defined as a general objective to analyze the curricular proposals of the initial formation courses of Physical Education teachers, in a perspective of inclusion of students with disabilities in regular education. This research is guided by the qualitative approach, being constituted as locus of investigation the public universities of the State of Minas Gerais; and the criteria used to choose the institutions participating in the research were to offer degree courses in Physical Education, to be located in the State of Minas Gerais and to belong to the public education system. The data were initially constructed, from a survey of the legislation in order to know the documents that regulate the training of teachers, especially the training of Physical Education Teachers in undergraduate courses, such as pedagogical political projects, matrices curricula and menus of Physical Education teacher training courses. Data were collected through documentary research and will be analyzed based on the content analysis method, as guided by Bardin (2009). Thus, the findings of this research reveal that the public universities of the State of Minas Gerais, through the training courses of (a) teachers of Physical Education, include in their curricular proposals subjects and/or contents about special education and/or inclusion of students with disabilities or school inclusion in the training of Physical Education teachers, but who still focus the issue of disability on a traditional perspective of attributing the intrinsic characteristics of disability to the difficulties of their schooling, leading them to a training posture for adapted sports.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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