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Título: Ocupações estudantis : a produção de alianças na luta por educação.
Autor(es): Reis, Lígia Carvalho
Orientador(es): Torres, Marco Antônio
Palavras-chave: Movimento estudantil
Gênero
Identidade pessoal
Educação democrática
Filosofia e educação
Data do documento: 2021
Membros da banca: Torres, Marco Antônio
Diniz, Margareth
Favacho, André Márcio Picanço
Leite, Miriam Soares
Referência: REIS, Lígia Carvalho. Ocupações estudantis: a produção de alianças na luta por educação. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Nesta dissertação tive o objetivo de analisar efeitos produzidos pela experiência das ocupações estudantis a partir de relatos de estudantes que participaram da ocupação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) ao final do ano de 2016, em consonância com as ocupações estudantis de escolas e universidades deflagradas em nível nacional à época. Interessava ainda compreender alguns dos sentidos atribuídos por esses estudantes à educação, à participação política e à democracia, além de analisar como as ocupações se constituíram como espaço de luta pelo direito à educação. Optamos por uma metodologia qualitativa capaz de produzir relatos sobre o cotidiano da ocupação e sobre os sentidos dessas experiências na vida e nos valores dos sujeitos da pesquisa. Foram realizadas duas entrevistas narrativas, na forma como aborda Leonor Arfuch, e um grupo de discussão, inspirado na perspectiva de Wivian Weller. As principais referências teóricas que embasam este trabalho são o conceito de performatividade, a partir de Judith Butler, e as noções, também butlerianas, de produção da precariedade e formação de alianças. A relação entre discurso e poder, assim como a noção de processos de subjetivação, são outras referências do pensamento de Foucault, que tomaremos aqui principalmente a partir das leituras realizadas por Butler. Os relatos produzidos na pesquisa nos levaram a três eixos de análise: a ocupação enquanto experiências de corpos em aliança; a performatividade política da democracia e suas expressões na ocupação; e perpassando as anteriores, a relação entre vulnerabilidade socioeconômica e democratização da educação. Os resultados sugerem que as ocupações estudantis se constituem como uma experiência de corpos em aliança a partir do compartilhamento da sensação de precariedade acelerada. Ao dispor seus corpos em aliança, como formas de performatividade coletiva, os estudantes disputam o sentido da democracia produzindo-a performaticamente nas reivindicações que realizam.
Resumo em outra língua: In this dissertation, I aimed to analyze the effects produced by the experience of the student occupations, based on the accounts of students who participated in the occupation of the Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) at the end of 2016, in line with the student occupations of schools and universities at the national level at the time. We were also interested in understanding some of the meanings attributed by these students to education, political participation and democracy, in addition to analyzing how the occupations were constituted as a space of struggle for the right to education. We opted for a qualitative methodology capable of producing reports on the daily life of the occupation and on the meanings of these experiences in the lives and values of the research subjects. Two narrative interviews were carried out, as approached by Leonor Arfuch, and a discussion group, inspired in Wivian Weller's perspective. The main theoretical references that support this work are Judith Butler's concept of performativity and Butler's notions of the production of precariousness and the formation of alliances. The relationship between discourse and power, as well as the notion of processes of subjectivation, are other references in Foucault's thought, which we will take here mainly from the readings by Butler. The reports produced in the research led us to three axes of analysis: the occupation as experiences of bodies in alliance; the political performativity of democracy and its expressions in the occupation; and permeating the previous ones, the relationship between socioeconomic vulnerability and the democratization of education. The results suggest that the student occupations are constituted as an experience of bodies in alliance from the sharing of the feeling of accelerated precariousness. By arranging their bodies in alliance, as forms of collective performativity, students dispute the meaning of democracy producing it performatively in the claims they make.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15006
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