Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15001
Título: Qualidade da educação infantil : uma abordagem avaliativa para a análise de planos municipais de educação.
Autor(es): Azevedo, Aryane Isabel Silva de
Orientador(es): Matos, Daniel Abud Seabra
Palavras-chave: Qualidade
Educação infantil
Plano de Desenvolvimento da Educação - Brasil
Data do documento: 2022
Membros da banca: Matos, Daniel Abud Seabra
Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo
Sousa, Sandra Maria Zakia Lian
Referência: AZEVEDO, Aryane Isabel Silva de. Qualidade da educação infantil: uma abordagem avaliativa para a análise de planos municipais de educação. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram: elaborar uma abordagem avaliativa de Planos Municipais de Educação que analise aspectos da qualidade da Educação Infantil; contribuir com estratégias para subsidiar desenhos de Planos Municipais de Educação dos municípios brasileiros por meio de indicadores de qualidade da Educação Infantil. Buscamos situar as definições de qualidade para a etapa explicitadas em documentos que abordam a questão com foco nos insumos e processos. Logo, os referenciais teóricos utilizados compartilham o entendimento de que a avaliação da Educação Infantil deve se concentrar nas condições de oferta. Analisamos o Plano Municipal de Educação de Carlos Chagas – MG, um município considerado pequeno, assim como a maioria das cidades brasileiras. Para examinar as estratégias, utilizamos sete dimensões de análise: 1) Gestão dos sistemas e redes de ensino; 2) Gestão das instituições de educação infantil; 3) Financiamento; 4) Formação, carreira e remuneração dos professores e demais profissionais da Educação Infantil; 5) Interação entre a instituição e a rede de proteção à criança; 6) Espaços, materiais e mobiliários; 7) Infraestrutura. Cada uma dessas dimensões é composta por um ou mais indicadores, totalizando 13. Além delas, usamos também outros critérios de análise na nossa abordagem, como “Inclusão” e “Contextualização”. Na metodologia, utilizamos análise documental, análise de conteúdo e estatística descritiva. Elaboramos uma abordagem avaliativa do PME, que foi dividida em duas partes: 1) Parte quantitativa: reúne, de maneira sintética, dados sobre o município, indicadores de qualidade da EI e estratégias do PME; 2) Parte qualitativa: aberta para outras análises. Dentre os principais resultados, destacamos: a) nossa abordagem avaliativa se mostrou uma ferramenta útil para sintetizar aspectos essenciais do Plano Municipal de Educação; b) Carlos chagas elaborou um número considerável de estratégias que abrangem a Educação Infantil (132). Destas, 65 (49,2%) estratégias foram adaptadas ao contexto do município; c) todos os indicadores de qualidade foram contemplados pelo PME do município; d) o indicador que apresentou maior frequência foi: Acesso e atendimento (18 -13,6%). Os indicadores de menor frequência foram: Sistema de ensino/Rede de ensino (2) e Promoção da saúde, alimentação e limpeza (2) (1,5% cada); e) Não aparecem questões de gênero no PME, enquanto a questão racial foi mencionada em 3 dimensões. Já aspectos ligados ao atendimento educacional especializado apareceram em todas. Tomados em conjunto, esses resultados reafirmam a importância da formulação de Planos com potencial para melhorar a qualidade da educação infantil. Por fim, este trabalho não só contribui com o debate em torno da qualidade da EI e sua relação com os Planos Municipais de Educação, como também possibilita que qualquer pessoa interessada possa usar a nossa abordagem para analisar ou construir um PME. Pesquisas futuras podem focar na avaliação e monitoramento dos Planos, a fim de averiguar o que está sendo implementado e encontrar soluções para o que não está.
Resumo em outra língua: This research aimed to develop an evaluative approach to the Municipal Education Plans (MEPs) that analyze quality aspects of Early Childhood Education (ECE), as well as contribute with strategies to support MEP designs in Brazilian municipalities through quality indicators for ECE. We sought to situate the quality definitions for this learning stage made explicit in documents that address the issue by focusing on inputs and processes. Therefore, the theoretical references hereby utilized share the understanding that the ECE evaluation should focus on supply conditions. We analyzed the MEP of Carlos Chagas, Minas Gerais, a municipality considered small, as well as most Brazilian towns. In order to investigate the strategies, we used seven dimensions of analysis: 1) Management of education systems and networks; 2) Management of ECE institutions; 3) Financing; 4) Training, career and payment of teachers and other ECE professionals; 5) Interaction between the institution and the child protection network; 6) Spaces, materials and furniture; and 7) Infrastructure. Each of these dimensions is composed of one or more indicators, totaling 13. In addition to them, we also adopted other analysis criteria in our approach, such as “Inclusion” and “Contextualization”. As for the methodology, we resorted to document analysis, content analysis and descriptive statistics. We developed a MEP evaluative approach, which was divided into two parts: 1) Quantitative part: it gathers, in a synthetic way, data about the municipality, ECE quality indicators and MEP strategies; 2) Qualitative part: it is open to further analysis. Among the main results, it is worth highlighting: a) our evaluative approach proved to be a useful tool to synthesize the MEP essential aspects; b) Carlos Chagas developed a considerable number of strategies covering ECE (132). Out of those strategies, 65 (49.2%) were adapted to the context of the municipality; c) all quality indicators were covered by the municipality’s MEP; d) the most frequent indicator was: Access and service (18 -13.6%). The least frequent indicators were: Education system/Education network (2) and Health promotion, food and cleanliness (2) (1.5% each); e) Gender issues, on the one hand, do not appear in the MEP, whereas the racial issue was mentioned in 3 dimensions. On the other hand, aspects related to the specialized educational service appeared in all of them. Taken together, these results reaffirm the importance of formulating Plans with the potential to improve the quality of ECE. Lastly, this work has not only contributed to the debate around the ECE quality and its relationship with MEPs, but has also allowed anyone interested in using our approach to analyze or build a MEP. Upcoming research can focus on evaluating and monitoring the Plans, in order to find out what is being implemented and find solutions for what is not.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15001
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/06/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_QualidadeEducaçãoInfantil.pdf982,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons