Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14923
Título: Com licença : um estudo sobre os motivos de pedidos de professores para afastamento, na Reforma de João Pinheiro (1906).
Autor(es): Melo, Beatriz Marinho de
Orientador(es): Hamdan, Juliana Cesário
Palavras-chave: João Pinheiro
Professores - certificados e licenças
Reforma do ensino
Data do documento: 2020
Membros da banca: Hamdan, Juliana Cesário
Nogueira, Vera Lúcia
Silva, Marcelo Donizete da
Referência: MELO, Beatriz Marinho de. Com licença: um estudo sobre os motivos de pedidos de professores para afastamento, na Reforma de João Pinheiro (1906). 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar alguns dos aspectos das condições de trabalho dos professores, atravessadas pelas demandas da Reforma Educacional que ocorreu no governo de João Pinheiro (1906), em especial, por meio da investigação dos pedidos de licença que aconteceram durante os anos de 1907, 1908 e 1909. A reforma alterava completamente a organização e os espaços físicos das escolas, assim como provocava uma série de deveres e obrigações para o professorado. Diante das pressões e das novas demandas atribuídas aos professores, questionamos as condições sociais e de trabalho, em vista dos pedidos de licença que ocorrem naquele período. Desta forma, buscamos analisar os pedidos de licença dos professores, a fim de investigar as motivações para o afastamento e as possíveis relações com ao contexto da Reforma Educacional de 1906. Para a investigações das licenças, as análises se deram em duas importantes fontes primárias para esta pesquisa, que são os Relatórios da Secretaria do Interior e os Atos da Secretaria do Interior, encontrados no APM. Consideramos realizar as investigações por meio da metodologia do historiador Marc Bloch, ao questionar nossas fontes a fim de compreender através delas o que a história da educação poderia nos responder sobre os professores e as motivações para se ausentarem do ambiente escolar diante do contexto político e pedagógico com significativas mudanças. Entre os achados da pesquisa, consideramos importante destacar as relações que se estabeleciam entre os professores, inspetores e a Secretária, em vista da organização que ocorria para com o assunto da instrução - a fiscalização e a avaliação para as licenças, assim como a quantidade expressiva de licenças motivas por motivo de moléstia.
Resumo em outra língua: This study aims to analyze the main aspects of the teachers conditions crossed by the demands of João Pinheiro Reform, not least through the investigations of the license applications that took place during the years 1907, 1908 and 1909. Faced with pressures and new demands placed on teachers we questioned social and working conditions in view of the license requests that occurred at that time. In this way our research approached the bibliographic sources of the history of education and the primary sources related to requests for leave from teachers in order to investigate the motivations for the removal and the possible relations with the context of the Educational Reform of 1906. For the investigation of teachers licenses the analyzes took place in two important primary sources for this research, which are the reports and the acts of Secretariat of the Interior, found in the public Archives of Minas Gerais. We consider carrying out the investigations through the methodology of the historian Marc Bloch, by questioning our sources in order to understand through them what the history of education could answer us about teachers and the motivations for leaving the school environment in view of the political and pedagogical context with significant changes.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14923
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LicençaEstudoMotivos.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons