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Título: Aprovação e indicadores educacionais : uma análise contextual das escolas públicas de ensino fundamental de Mariana.
Autor(es): Silva, Karina Aparecida da
Orientador(es): Matos, Daniel Abud Seabra
Alves, Maria Teresa Gonzaga
Palavras-chave: Indicadores educacionais
Ensino fundamental
Mariana - MG
Data do documento: 2022
Membros da banca: Matos, Daniel Abud Seabra
Alves, Maria Teresa Gonzaga
Delgado, Victor Maia Senna
Xavier, Flávia Pereira
Referência: SILVA, Karina Aparecida da. Aprovação e indicadores educacionais: uma análise contextual das escolas públicas de ensino fundamental de Mariana. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: O direito à educação de qualidade é um valor garantido a todos os brasileiros pela Constituição Federal de 1988, mas que permanece como um desafio, haja vista as metas e estratégias do atual Plano Nacional de Educação vigente entre 2014 e 2024. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as taxas de rendimento educacional das escolas públicas de ensino fundamental de Mariana, por meio de quatro indicadores contextuais: (1) adequação da formação docente, (2) índice de regularidade docente, (3) índice de complexidade de gestão e (4) índice de nível socioeconômico das escolas. Os objetivos específicos são: (i) comparar a evolução das taxas de rendimento escolar, estabelecendo uma série histórica para os anos de 2015 a 2019; e (ii) analisar a associação entre as taxas de rendimento escolar e os indicadores contextuais. O período foi escolhido devido ao rompimento da barragem de Fundão do final do ano de 2015 e a pesquisa explorou a possível associação entre as taxas de rendimento escolar com esse desastre. Os indicadores educacionais analisados foram calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Para analisar a associação entre as taxas de aprovação e os outros indicadores contextuais usamos correlação. O total de instituições analisadas em Mariana foram: em 2015 e 2016, 29 escolas e no período de 2017 a 2019, 28 escolas. Dentre os principais resultados, destacamos: a) não encontramos correlações significativas, na maior parte dos anos, quando relacionamos as taxas de aprovação com os outros indicadores (índice de regularidade docente, adequação da formação docente e nível socioeconômico). Entretanto, por meio dos resultados de cada indicador, é perceptível que aqueles referentes ao trabalho docente necessitam de políticas mais eficazes, pois a rotatividade docente é alta e muitos professores não têm formação adequada à disciplina que lecionam, em grande parte das escolas. O resultado do nível socioeconômico não está de acordo com a literatura, mas parece ter sido influenciado por questões como dados ausentes para muitas escolas; b) as maiores taxas de aprovação concentram-se nos anos iniciais das escolas urbanas, nos níveis 1 e 2 de complexidade de gestão (em uma escala de 1 a 6). A maior dispersão dos dados pode ser observada nas escolas urbanas e rurais de nível de complexidade de gestão 3; c) a variação das taxas de rendimento escolar demonstrou o menor índice de aprovação e, consequentemente, maior reprovação no ano de 2016, o que pode demonstrar uma possível associação com o desastre do rompimento da barragem. Os anos finais foram os mais afetados na área rural. Aqui merece destaque a EM Paracatu de Baixo, que era localizada em uma das áreas mais afetadas pelo desastre. Em síntese, ficou clara a importância da associação dos indicadores, por permitirem indicações como: a necessidade de dar atenção aos índices de reprovação das escolas da cidade, principalmente nos anos finais do ensino fundamental e às escolas que tem complexidade de gestão a partir do nível 3. Este trabalho pode ser apropriado por pesquisadores, profissionais da educação e os resultados podem contribuir para a elaboração de políticas públicas direcionadas aos problemas reais das instituições, principalmente quando a localidade observada foi atingida ou enfrenta um desastre. Pesquisas futuras podem fazer análises mais aprofundadas, por exemplo, adotando métodos que permitam estabelecer um nexo causal entre o desastre ocorrido na cidade e as taxas de rendimento escolar.
Resumo em outra língua: The right to quality education is a value guaranteed to all Brazilians by the Federal Constitution of 1988, but it remains a challenge, given the goals and strategies of the current National Education Plan in force between 2014 and 2024. The main objective of this research is to analyze the school performance rates of public elementary schools in Mariana, through four contextual indicators: (1) adequacy of teacher training, (2) regularity index of teachers, (3) management complexity index and (4) the schools' socioeconomic level index. The specific objectives are: (i) to compare the evolution of school performance rates, establishing a historical series for the years 2015 to 2019; and (ii) analyze the association between school performance rates and contextual indicators. The period was chosen due to the Fundão dam failure at the end of 2015 and the research explored the possible association between school performance rates with this disaster. The educational indicators analyzed were calculated by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Data were analyzed using descriptive statistics. To analyze the association between pass rates and the other contextual indicators we used correlation. The total number of institutions analyzed in Mariana were in 2015 and 2016, 29 schools and in the period from 2017 to 2019, 28 schools. Among the main results, we highlight a) we did not find significant correlations, in most years, when we relate the pass rates with the other indicators (teacher regularity index, adequacy of teacher training and socioeconomic level). However, through the results of each indicator, it is noticeable that those referring to teaching work need more effective policies, since teacher turnover is high and many teachers do not have adequate training for the subject they teach, in most schools. The socioeconomic level result is not in agreement with the literature but seems to have been influenced by issues such as missing data for many schools; b) the highest pass rates are concentrated in the initial years of urban schools, at levels 1 and 2 of management complexity (on a scale of 1 to 6). The greatest dispersion of data can be observed in urban and rural schools with management complexity level 3; c) the variation in school performance rates showed the lowest approval rate and, consequently, the highest disapproval in 2016, which may demonstrate a possible association with the dam failure disaster. The final years were the most affected in rural areas. Here, EM Paracatu de Baixo, which was in one of the areas most affected by the disaster, deserves to be highlighted. In summary, the importance of associating the indicators became clear, as they allow indications such as: the need to pay attention to the failure rates of schools in the city, especially in the final years of elementary school and to schools that have management complexity from the level 3. This work can be appropriated by researchers, education professionals and the results can contribute to the elaboration of public policies directed to the real problems of the institutions, especially when the observed locality has been hit or faces a disaster. Future research can carry out more in-depth analyses, for example, adopting methods that allow establishing a causal link between the disaster that occurred in the city and school performance rates.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14901
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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