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Título: O ensino da linguagem audiovisual e imagens-sintomas.
Título(s) alternativo(s): The teaching of audiovisual language and symptomimages.
Autor(es): Araujo, Arthur Medrado Soares
Diniz, Margareth
Palavras-chave: Pesquisa intervenção
Psicanálise
Criança
Data do documento: 2020
Referência: ARAUJO, A. M. S.; DINIZ, M. O ensino da linguagem audiovisual e imagens-sintomas. Perspecticas Online: humanas & sociais aplicadas, Campos dos Goytacazes, v. 28, n. 10, p. 98-113, 2020. Disponível em: <https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/2016>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Nesse artigo abordaremos um processo de produção teórico/prático que pretendeu a elaboração de uma metodologia de intervenção, a Olhares (Im)possíveis, por meio de oficinas com a linguagem audiovisual. Estes escritos lançam um olhar sobre o trabalho desenvolvido com crianças de 10 e 11 anos, da escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, na periferia de Ouro Preto durante os meses de maio e dezembro de 2017. Neste artigo iremos, em um primeiro momento, lançar os olhares para uma imagenssintoma produzida durante uma das atividades. A partir de sua dimensão acidental, inspirando-nos no paradigma indiciário de Carlo Guinzburg (1989), encontraremos nas perspectiva do detalhe apresentada por Rancière (2009), uma possibilidade de análise. Em seguida, iremos nos atentar a perceber como essa imagem parece funcionar como uma imagem-intolerável (Rancière, 2012). Por último, a partir da noção de violência (Soares, 2011 e Clastres, 2004) iremos entender que o trabalho com essas imagens-intoleráveis (a elaboração de seus testemunhos) permitiu aos sujeitos a criação de pequenos espaços de fuga as realidades as quais estão inseridos/as.
Resumo em outra língua: In this article, we will approach a theoretical / practical production process that intended the development of an intervention methodology, the "Looks (Im) Possible"), through workshops with the audiovisual language. These writings take a look at the work developed with children aged 10 and 11, from the Municipal School Professor Adhalmir Santos Maia, on the outskirts of Ouro Preto during the months of May and December 2017. In this article we will, in a first moment, launch looks at an image produced during one of the activities. From its accidental dimension, inspiring us in the indicative paradigm of Carlo Guinzburg (1989), we will find in the perspective of the "detail" presented by Rancière (2009), a possibility to analyze it. Then, we will look at how this image seems to function as an "intolerable image" (Rancière, 2012). Finally, from the notion of violence (Soares, 2011 and Clastres, 2004) we will understand that working with these "intolerable images" (the elaboration of their testimonies) allowed the subjects to create small spaces of escape from the realities which are inserted.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14814
DOI: https://doi.org/10.25242/8876102820202016
ISSN: 2236-8876
Licença: Os artigos submetidos ao periódico Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Fonte: Revista POHSA <https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/about>. Acesso em: 08 jun. 2021.
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