Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14804
Título: O congado vai para a escola e a escola vai para o congado.
Título(s) alternativo(s): The congado goes to school and the school goes to congado.
Autor(es): Fonseca, Marcus Vinícius
Silva, Fabiana Siqueira
Palavras-chave: Cultura negra
Educação especial
Black culture
Special education
Data do documento: 2020
Referência: FONSECA, M. V.; SILVA, F. S. O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32292>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.
Resumo em outra língua: En este artículo presentamos aspectos relacionados con una experiencia única que involucra al congado y la escuela. La experiencia ocurre en la Asociación de Padres y Amigos de los Excepicionales de los Ouro Preto, donde un grupo de congados surgió como parte de un proyecto pedagógico y se estableció como un elemento de culto a Nossa Senhora do Rosário. Analizamos esta experiencia a través de un estudio de caso que buscaba caracterizar el congado en Ouro Preto, su surgimiento dentro de la escuela y sus desarrollos pedagógicos. Buscamos resaltar la singularidad de esta experiencia demostrando cómo se relaciona con la dinámica de una ciudad donde la cultura negra se manifiesta con intensidad.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14804
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292
ISSN: 1981-0431
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CongadoVaiEscola.pdf419,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.