Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14795
Título: Narrativa e trajetória camponesa : estudo de caso em um curso de licenciatura em educação do campo.
Título(s) alternativo(s): Narrative and peasant trajectory : a case study in a rural education degree.
Autor(es): Santos, Marcelo Loures dos
Silva, Diego Gonzaga Duarte da
Palavras-chave: Metodologia das produções narrativas
Alternâncias educativas
Methodology of narrative production
Alternating formative processes
Data do documento: 2020
Referência: SANTOS, M. L. dos; SILVA, D. G. D. da. Narrativa e trajetória camponesa: estudo de caso em um curso de licenciatura em educação do campo. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 28, n. 2 ,p. 132-146, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14364>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: As Licenciaturas em Educação do Campo (LEdoCs) formam educadores para atuarem em espaços educativos escolares e não escolares. Organizam-se pela Alternância Educativa, articulando atividades na universidade e na comunidade de seus educandos. Esta pesquisa realizou três entrevistas com uma educanda sobre seus territórios educativos. Tinha por objetivo avaliar as contribuições da Metodologia das Produções Narrativas (MPN) como uma estratégia pedagógica para o desenvolvimento de processos educativos no âmbito de uma LEdoC. Concluiu-se que a MPN favorece uma leitura concreta do campo, produzindo reflexões e sínteses sobre as identidades, trajetórias e escolhas da educanda, apresentando-se como uma estratégia promissora para o processo formativo das LEdoCs.
Resumo em outra língua: The Degrees in Rural Education (LEdoCs) train educators to work in school and non-school educational places. They are organized by the Alternating Formative processes, articulating activities in the university and in the community of its students. This research conducted three interviews with a student about its educational territories. The objective was to evaluate the contributions of the Narrative Production Methodology (NPM) as a pedagogical strategy for the development of educational processes within the scope of an LEdoC. It was concluded that the NPM favors a concrete reading of the field, producing reflections and syntheses on the identities, trajectories and choices of the student, presenting itself as a promising strategy for the formative process of The LEdoCs.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14795
DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14364
ISSN: 0104-6578
Licença: A matéria publicada nesse periódico está sob uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/. Fonte: o PDF do artigo
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NarrativaTrajetóriaCamponesa.pdf266,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.