Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14735
Título: A música e o sagrado : corporações musicais entre a liturgia e a religiosidade popular (1903-1951).
Autor(es): Souza, Ana Carolina Marques de
Orientador(es): Andrade, Francisco Eduardo de
Palavras-chave: Modernização
Música
Religiosidade
Data do documento: 2020
Membros da banca: Andrade, Francisco Eduardo de
Costa, Manuela Areias
Lima, Edilson Vicente de
Referência: SOUZA, Ana Carolina Marques de. A música e o sagrado: corporações musicais entre a liturgia e a religiosidade popular (1903-1951). 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Nosso trabalho tem como objeto duas sociedades musicais localizadas no interior de Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Mariana, nos distritos de São Caetano e Furquim. Seus nomes são, respectivamente, Sociedade Musical São Caetano e Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição de Furquim. Fazendo uso das contribuições metodológicas trazidas pela história cultural, pretendemos observar nesse texto como essas duas instituições se relacionavam com a sociedade em geral e com a comunidade onde se inserem. Também nos atentaremos que, ainda que as bandas trouxessem consigo vários elementos ligados à militarização e à modernização, pretendemos demonstrar que a forma como a Igreja, na figura das paróquias, se dedicava em manter uma relação estreita com as bandas, de maneira a se aproximar de grupos com importância sociocultural em suas localidades, bem como manter o seu prestígio enquanto instituição religiosa, que no início do século XX vinha sendo abalado.
Resumo em outra língua: Our work has as object two musical societies located in the interior of Minas Gerais, more precisely in the city of Mariana, in the districts of São Caetano and Furquim. Their names are, respectively, Sociedade Musical São Caetano and Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição de Furquim. Using the methodological contributions brought by cultural history, we intend to observe in this text how these two institutions were related to society in general and to the community in which they operate. We will also note that, although the bands brought with them several elements related to militarization and modernization, we intend to demonstrate that the way in which the Church, in the figure of the parishes, was dedicated to maintaining a close relationship with the bands, in order to get closer groups with sociocultural importance in their localities, as well as maintaining its prestige as a religious institution, which at the beginning of the 20th century was being shaken.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14735
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/03/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MúsicaSagradoCorporações.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons