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Título: A implementação do programa alfabetização na idade certa em territórios vulneráveis : uma análise a partir da experiência do município de Fortaleza.
Autor(es): Lopes, Williane Aparecida
Orientador(es): Oliveira, Breynner Ricardo de
Ribeiro, Vanda Mendes
Palavras-chave: Política pública
Educação e Estado
Programas de alfabetização
Data do documento: 2021
Membros da banca: Oliveira, Breynner Ricardo de
Ribeiro, Vanda Mendes
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Bonamino, Alícia Maria Catalano
Gomes, Sandra Cristina
Referência: LOPES, Williane Aparecida. A implementação do programa alfabetização na idade certa em territórios vulneráveis: uma análise a partir da experiência do município de Fortaleza. 2021. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a implementação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (CE) em um contexto de vulnerabilidade social. A partir dos objetivos, analisamos alguns fatores que a literatura considera relevantes para a sua consecução a partir das expectativas dos implementadores: adesão, compreensão, discricionariedade, interação dos agentes implementadores considerando um território vulnerável. Os dados advêm de 36 entrevistas com roteiros semiestruturados realizadas com: implementadores de alto escalão (14 agentes da Secretaria Estadual de Educação do Ceará e 12 agentes na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza); implementadores de médio escalão (03 agentes: diretor escolar, vicediretor e coordenador pedagógico) e implementadores de nível de rua (07 professoras). A análise parte do referencial teórico elucidado por Lipsky (2019), Arretche (2001), Lotta (2014, 2019), Perez (2010), Meyers e Vorsanger (2013), Oliveira (2014, 2019), Érnica; Batista, (2012); Ribeiro; Vóvio, (2017), Kasmirski; Gusmão e Ribeiro (2017), Abrucio; Seggatto e Pereira (2017); Mota, Ribeiro, Bonamino e Martinic (2020). Abrangeram quatro dimensões: (1) percepções dos agentes implementadores sobre o Programa; (2) práticas e estratégias dos agentes implementadores na implementação; (3) formação e capacitação e (4) o contexto e vulnerabilidade social que dificultam as condições de aprendizagem. As entrevistas revelam como os contextos de implementação podem interferir na adesão e compreensão dos agentes implementadores ao Programa em diferentes territórios, visto que, os processos políticos são complexos e permeados por questões como interesses, opiniões e graus de adesão ou resistências dos atores. Em Fortaleza o Programa teve grande resistência e foi implementado a partir de mecanismos que invisibilizaram o PAIC como uma estratégia do próprio município para tornar mais viável a implementação e diminuir os conflitos. As interações que acontecem no âmbito do PAIC possibilitam a troca de práticas entre profissionais e entre escolas. As professoras exercem a autonomia e a liberdade para tomar decisões e fazer escolhas exercendo a sua discricionariedade na execução da política, articulando a implementação do Programa no território, fazendo com que as questões de vulnerabilidade do território fossem superadas. A compreensão das professoras em relação ao PAIC se volta, em grande medida, para o material estruturado (“livrinho verde”), prática carregada de subjetividades que concretiza o instrumento “currículo”. Os entrevistados destacaram a vulnerabilidade do território, marcado pela falta de acesso de bens e serviços e a presença de facções que agravam as relações cotidianas da comunidade. A expectativa docente em relação aos alunos diminui à medida que se considera o ingresso em cursos superiores. As entrevistas revelam que os resultados no desempenho educacional devem-se ao regime de colaboração, que vem sendo capaz de melhorar a oferta da educação nos municípios. O Programa tem sido capaz de alinhar o fortalecimento da rede municipal, melhoria do aprendizado dos alunos e redução das desigualdades educacionais em territórios de alta vulnerabilidade. Contrariando as condições que dificultam a implementação de políticas públicas em territórios vulneráveis, o PAIC ajudou na compreensão, pelos profissionais da escola, de que é possível alfabetizar as crianças na idade certa independentemente de sua condição social.
Resumo em outra língua: This research aims to analyze the implementation of the Literacy Program at the Right Age (Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC) in the Municipal Education System in Fortaleza (CE) in a context of social vulnerability. Based on the objectives, we analyzed some factors that the literature considers relevant to their achievement, based on the implementers' expectations: adherence, understanding, discretion, interaction, training and qualification considering a vulnerable territory. The data came from 36 interviewers with semi-structured scripts conducted with: high-level implementers (14 agents from the Ceará State Department of Education and 12 agents at the Fortaleza Municipal Department of Education); mid-level implementers (03 agents: School Principal, Vice-Principal and Educational System Coordinator) and street level implementers (07 Teachers). The analysis is based on the theoretical reference elucidated by Lipsky (2019), Arretche (2001), Lotta (2014, 2019), Perez (2010), Meyers and Vorsanger (2013), Oliveira (2014, 2019), Érnica; Batista, (2012); Ribeiro; Vóvio (2017), Kasmirski; Gusmão e Ribeiro (2017), Abrucio; Seggatto e Pereira (2017); Mota, Ribeiro, Bonamino e Martinic (2020). They covered four dimensions: (1) perceptions of implementing agents about the Program; (2) practices and strategies of the implementing agents in the implementation; (3) training and qualification (4) the contexts and social vulnerability that hamper learning conditions. The interviews reveal how the implementation contexts can interfere in the adhesion and understanding of the implementing agents to the Program in different territories, since the political processes are complex and permeated by issues such as interests, opinions and degrees of adhesion or resistance of the actors. The interviews reveal that in Fortaleza the Program had great resistance and was implemented from mechanisms that made the PAIC invisible as a strategy of the municipality itself to make implementation more viable and reduce conflicts. The interactions allow the exchange of practices between professionals and between schools. Teachers exercise autonomy and freedom to make decisions and to make choices, exercising their discretion in the execution of the policy, articulating the implementation of the Program in the territory. The teachers understanding in relation to the PAIC is, to a large extent, focused on the structured material (“little green book”), loaded practice of subjectivities that materializes the “curriculum” instrument. The interviewees highlighted the vulnerability of the territory, marked by the lack of access to goods and services and the presence of factions that aggravate the daily relations of the community. The teachers' expectation in relation to students decreases as they consider admission to higher education courses. The interviews reveal that the results in educational performance are due to the collaboration regime, which has been able to improve the provision of education in the municipalities. The Program has been able to align the strengthening of the municipal network, improving student learning and reducing educational inequalities in highly vulnerable territories. The PAIC helped in understanding by school professionals, contrary to the conditions that hinder the implementation of public policies in vulnerable territories, that it is possible to alphabetize children at the right age, regardless of their social condition.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14710
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/03/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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