Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14668
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorGiordan, Marcelo-
dc.contributor.authorLima, Guilherme da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-16T11:42:12Z-
dc.date.available2022-03-16T11:42:12Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationGIORDAN, M.; LIMA, G. da S. A produção discursiva em aulas de ciências por meio da divulgação científica: o caso do uso do discurso direto. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, p. 209-231, dez. 2020. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1877>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14668-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma investigação acerca do papel da divulgação científica na produção discursiva da cultura científica e tecnológica em sala de aula com o objetivo de compreender o uso do discurso direto pelo professor de Ciências em situações formais de ensino. O trabalho analisa um caso em que um professor de Ciências do 9o ano do Ensino Fundamental utiliza um livro de divulgação científica, “Bilhões e Bilhões”, de Carl Sagan, para explicar e contextualizar a notação científica em uma sequência didática que abordou o micro e o macrocosmo. O arcabouço teórico-metodológico se fundamentou nas contribuições de Bakhtin e do círculo. As análises foram baseadas numa abordagem qualitativa, que pode ser classificada como estudo de caso, selecionada a partir de um conjunto de sequências didáticas produzido em um curso de especialização em Ensino de Ciências. Os resultados indicaram uma produção enunciativa híbrida que aproximou esferas de criação ideológicas distintas (divulgação científica e educação científica) para contemplar um propósito específico que foi determinado pelo professor, além de um entrelaçamento diversificado entre o discurso de divulgação científica e o discurso científico escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectHeterodiscursopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectHeteroglossiapt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.titleA produção discursiva em aulas de ciências por meio da divulgação científica : o caso do uso do discurso direto.pt_BR
dc.title.alternativeThe discursive production in science classes through the science communication : the case of the use of direct speech.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodos os artigos publicados pela Revista Investigações em Ensino de Ciências estão sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. Fonte: Revista Investigações em Ensino de Ciências <http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/about>. Acesso em: 08 jun. 2021.pt_BR
dc.description.abstractenThis paper presents an investigation about the role of science communication in the discursive production of scientific and technological culture in the classroom. It aims to understand the use of direct speech by the science teacher in formal teaching situations. The work analyses a case in which a science teacher of 9th grade elementary school uses a book of science communication, Billions and Billions written by Carl Sagan, to explain and contextualize scientific notation in a didactic sequence about the micro and macrocosm. The theoretical-methodological framework was based on the contributions of Bakhtin and the circle. The analyzes were based on a qualitative approach, which can be classified as a case study, selected from a set of didactic sequences produced in a specialization course in Science Teaching. The results indicate a hybrid enunciative production that brought together distinct ideological spheres of creation (science communication and science education) to contemplate a specific purpose that was determined by the teacher, in addition to a diversified intertwining between the scientific dissemination discourse and the school scientific discourse.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p209pt_BR
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProduçãoDiscursivaAulas.pdf413,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.