Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14572
Título: O contexto digital e os estilos de aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral.
Título(s) alternativo(s): The digital context and the learning styles in Differential and Integral Calculus.
Autor(es): Bicalho, Daniela Cotta
Reis, Frederico da Silva
Palavras-chave: Educação matemática no ensino superior
Mathematics education on higher education
Data do documento: 2021
Referência: BICALHO, D. C.; REIS, F. da S. O contexto digital e os estilos de aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, 2021. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2751>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: A pesquisa delineada neste artigo buscou compreender como as tecnologias, inseridas em um contexto digital, podem auxiliar no desenvolvimento de estilos de aprendizagem de alunos em Cálculo Diferencial e Integral I. Os dados analisados foram obtidos por meio de entrevistas clínicas, questionários e observação de aulas de Cálculo Diferencial e Integral I em uma universidade federal do interior de Minas Gerais. Como resultados, destaca-se que, ao desenvolver cada um seu próprio estilo de aprendizagem, os estudantes recebem estímulos / interações com as tecnologias disponibilizadas no contexto digital com finalidades pessoais, também com as tecnologias inseridas no contexto acadêmico, propostas pela instituição de ensino, pelos professores ou pelos monitores e, ainda, com as tecnologias mobilizadas no contexto da aprendizagem que ocorrem fora da sala de aula, por iniciativa dos estudantes.
Resumo em outra língua: The research outlined in this article sought to understand how technologies, inserted in a digital context (networked environment), assisted in the development of learning styles of students in a Differential and Integral Calculus I course. The analyzed data were obtained through clinical interviews, questionnaires and observation in Differential and Integral Calculus I classes at a federal university in the interior of Minas Gerais. As a result, it is noteworthy that, when developing their own learning style, students reacted to stimuli / interactions using available technologies in the digital context for personal purposes, also with the technologies inserted in the academic context, proposed by the educational institution, by teachers or by monitors and, still, with the technologies mobilized in the context of learning that take place outside the classroom, at the initiative of the students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14572
DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a05
ISSN: 2179-426X
Licença: Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContextoDigitalEstilos.pdf526,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.