Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14497
Título: O engajamento em um grupo de estudos como fator de motivação para aprender matemática : uma pesquisa com estudantes de pedagogia de uma instituição pública de Minas Gerais.
Autor(es): Tolentino, Jucileide das Dores Lucas
Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação matemática
Motivação para aprender
Grupo de estudos
Motivation to learn
Study group
Data do documento: 2020
Referência: TOLENTINO, J. das D. L.; FERREIRA, A. C. O engajamento em um grupo de estudos como fator de motivação para aprender matemática: uma pesquisa com estudantes de pedagogia de uma instituição pública de Minas Gerais. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 18, p. 76-97, jan./jun. 2020. Disponível em: <http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/647>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: No presente artigo, investiga-se o papel do engajamento na motivação para aprender Matemática em um grupo de alunas do curso de Pedagogia de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. O foco das atividades do grupo estava na construção de conhecimentos matemáticos e na autorregulação da aprendizagem. O estudo se fundamentou em algumas noções centrais da Teoria Social Cognitiva (em particular, a motivação para aprender). A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu: observação de aulas de duas disciplinas voltadas para o ensino de Matemática, pertencentes ao referido curso; questionários e registros produzidos pelas participantes do grupo de estudos, bem como gravações de reuniões do mesmo. Os resultados evidenciam que tanto a natureza do relacionamento estabelecido entre as participantes e a pesquisadora (caracterizado pelo respeito mútuo e confiança) quanto a dinâmica dos encontros (com momentos de retomada das atividades realizadas em sala de aula e momentos de reflexão sobre a própria aprendizagem) favoreceram o engajamento nas tarefas propostas no grupo de estudos. E esse engajamento contribuiu para fortalecer a motivação para aprender Matemática das participantes da investigação.
Resumo em outra língua: This paper investigates the role of engagement in the motivation to learn Mathematics for a group composed of students from a Pedagogy course at a public university in Minas Gerais. The group focuses on the self-regulation of learning and the construction of mathematical knowledge. We based this study on some central notions of the Cognitive Social Theory, in particular, the motivation to learn. The methodology with a qualitative approach involved the observation of classes of two subjects within the Pedagogy course, which focused on the teaching of Mathematics, questionnaires, and records produced by the study group participants, as well as the recordings of their meetings. The results show that both the nature of the relationship established between the participants and the researcher, characterized by mutual respect and trust and the dynamics of the meetings which had moments to resume classroom activities and moments to reflect on their learning, favored the engagement in the tasks proposed in the study group. And this engagement contributed to strengthening the research participants' motivation to learn Mathematics.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14497
DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.XXXX.X.XX.X-XX
ISSN: 2238-5800
Licença: Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EngajamentoGrupoEstudos.pdf922,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.